Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,8015 | Euro R$ 6,142
Search

Operação da Enel em Niterói tem quatro presos em flagrante

Irregularidades foram encontradas em um posto de combustíveis, uma padaria e duas residências

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de maio de 2024 - 17:48
As inspeções contaram com a participação de agentes da Polícia Civil e terminaram com a prisão em flagrante dos responsáveis pelos locais
As inspeções contaram com a participação de agentes da Polícia Civil e terminaram com a prisão em flagrante dos responsáveis pelos locais -

A Enel Distribuição Rio realizou uma operação de combate ao furto de energia, em Niterói, nesta quinta-feira (16), e encontrou irregularidades em quatro unidades consumidoras nos bairros de São Francisco e Sapê, em Niterói, sendo um posto de combustíveis, uma padaria e duas residências. As inspeções contaram com a participação de agentes da Polícia Civil e terminaram com a prisão em flagrante dos responsáveis pelos locais. Eles foram encaminhados para a 79ª DP.

Nos dois imóveis residenciais e na padaria, os técnicos removeram ligações diretas na rede da Enel, sem passar pelo aparelho de medição de consumo. No posto de combustíveis, que não estava registrado na base de clientes da companhia, o medidor de energia encontrava-se com os selos rompidos e com uma placa eletrônica interna. Em todos os casos, foi aplicado o Termo de Ocorrência de Inspeção, formalizando a verificação das irregularidades. Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.


Leia também

➢ Mar invade ruas de Itaipuaçu, em Maricá

➢ Morre José Jeronimo Sobrinho, ícone da cultura gonçalense, aos 85 anos


No ano passado, foram encontrados 170 mil casos de furtos de energia na área de concessão da companhia. Com isso, a Enel Distribuição Rio conseguiu recuperar mais de 396 milhões de kWh de energia furtada. Este volume recuperado pela distribuidora em 2023 seria suficiente para abastecer aproximadamente 167 mil residências por um ano com consumo médio mensal de 197 kWh. O município de Magé liderou o ranking de irregularidades, com quase 56 mil ocorrências e índice de 41,6% de perdas de energia. São Gonçalo vem na sequência, com 35 mil incidências e 38,4% de perdas, seguido pelas localidades de Araruama, com mais de 5 mil registros (29%) Cabo Frio, com 4 mil flagrantes (24,3%) e Angra dos Reis com 11 mil registros (23%).

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo. Para denunciar o furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar.

Matérias Relacionadas