Exposição sobre imagem feminina faz sucesso na Universo/Niterói
Evento foi aberto na noite da último dia (20) e termina na próxima sexta-feira (24)
Um sucesso. A frase resume bem como tem sido a exposição 'A Imagem Feminina na Publicidade Brasileira: 1950 à Atualidade', organizada pelos alunos do primeiro período do Curso de Comunicação Social da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). O evento, iniciado na noite da última segunda-feira (20), vai até o próxima sexta-feira (24), no hall do Bloco A da Universo, na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Niterói.
O projeto foi criado com objetivo principal de promover uma reflexão sobre como a mulher brasileira foi representada em diferentes mídias, propagandas e campanhas publicitárias, num recorte da nossa história, que vai da segunda metade do Século XX à atualidade, périodo este que os meios de comunicação ganharam impulso e estabeleceram um marco do consumo contemporâneo.
Os alunos das áreas de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, ambas do Curso de Comunicação Social da Universo, capricharam na elaboração dos painéis temáticos que foram colocados no hall próximo à entrada do Bloco A e que vêm chamando a atenção de quem passa pelo local.
Altair Júnior, 22 anos, e Mariana Ardoim, 21, alunos explicaram como fizeram juntos, em uma semana, o painel sobre a sexualização da mulher na década de 90. "Nessa época, eles utilizavam como estratégia de marketing o uso do corpo feminino padronizado como ideologia de beleza e estilo para chamar a atenção", enfatizou Mariana.
"O professor da Universo, Alexandre Nunes, organizador do evento, enfatizou que a exposição é uma referência para que os alunos iniciantes desenvolvam e amadureçam bons conceitos sobre ética e metodologia de trabalho em Publicidade. "A idéia é que eles consigam captar a responsabilidade através da análise desses processos", enfatizou.
Leia também:
Pedreiro fica ferido após cair de andaime no Centro de Niterói
Maricá inaugura primeira passarela com elevador
Em 2023, Alexandre teve o mesmo sucesso desse ano na exposição sobre inclusão e diversidade no ambiente acadêmico, criada com essas mesmas diretrizes. Anderson Freire, diretor-geral da Universo/Niterói, declarou que tão importante quanto formação acadêmica, é a possibilidade de formação social e de inclusão aos alunos, através de eventos como a exposição.
"Eles não apenas captaram a iniciativa de discutir os padrões para entender que a mulher tem uma papel que vai muito além do visual. Também trouxeram seus familiares, possibilitando a integração que transcende o circuito acadêmico e que é um dos objetivos de nosso trabalho", afirmou.