Exposição "A Arte no Universo Infantil", do Colégio Dom Helder Câmara, faz sucesso em SG
Evento aconteceu na Casa de Artes Gabriel Engel, na Estrela do Norte, na noite da última quarta-feira (26)
Um sucesso. Assim pode se resumir como foi a exposição de arte dos alunos do pré 1, 2 e do primeiro e segundo ano do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Dom Helder Câmara, de São Gonçalo. O evento "A arte no Universo Infantil", aconteceu na noite da última quarta-feira (26), na Casa de Artes Gabriel Engel, na Estrela do Norte, onde foram expostos trinta trabalhos desses estudantes - desenhos, com pinturas, feitos em folhas de papel, onde a imaginação e a criatividade afloraram, provocando elogios de quem esteve no local.
A noite foi de alegria e emoção no local, onde os pais dos alunos e professores do Dom Helder Câmara puderam, juntos, exaltar a criatividade e interesse das crianças nas atividades. A diretora do colégio, Suzana Barcelos, considera que essas iniciativas são formas de incentivar os alunos, já que a escola acaba sendo o primeiro contato com a arte no ensino fundamental: "Nós implantamos, desde o inicio do ano, projetos. E os professores, dentro das disciplinas, abrem um trabalho para expandir a forma de motivá-los", contou.
A professora que comandou a atividade, Valéria da Silva Caldas, considera a arte fundamental no desenvolvimento das crianças, além de sua importância como expressão: " Isso começa lá na pré escola, com professores trabalhando o cognitivo, e depois o concreto com os alunos, trazendo a realidade da criança pra dentro da sala de aula e com participação sempre das famílias. Fazemos isso para que os familiares estejam juntos no contexto escola e família, saindo um pouco desse engessamento, a proposta do Dom Helder é decolonizar", revelou.
Leia também:
Casal é preso por furto em loja no Centro de Niterói
Alcântara recebe Operação Saúde nesta quinta-feira (27)
Luciana Correia mãe do Miguel de 6 anos, considera esse tipo de projeto muito importante para o desenvolvimento das crianças: "Pra mim é muito importante porque o que podemos deixar para os nossos filhos é a educação. E isso está entusiasmando ele a crescer cada vez mais em todas as partes. No dia a dia, no convívio, você vê ele começando a se interessar por mais coisas e usar sua imaginação", enfatizou.
* Estagiário sob supervisão de Sérgio Soares