São Gonçalo e Niterói amanhecem sob forte neblina; Entenda o fenômeno
Motoristas precisaram redobrar a atenção durante locomoção nas estradas e vias mais movimentadas da região
Nesta quarta-feira (3), as cidades de São Gonçalo e Niterói amanheceram sob uma forte cortina de nevoeiro, o que surpreendeu moradores que acordaram cedo para realizar suas tarefas nas primeiras horas do dia.
O nevoeiro, névoa úmida, névoa seca ou neblina são fenômenos ligados à mudança de fase da água, do vapor para o estado líquido, próximas ao solo. Neblina é o nome mais popular, assim como cerração ou russo. Mas tecnicamente na meteorologia, usa-se os termos: nevoeiro ou névoa, sendo que a última pode ser seca ou úmida.
Leia mais
Associação de Restaurantes desiste de recurso contra "água da casa" no Rio
Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé
O fenômeno é conhecido por restringir a visibilidade e pode se manifestar em qualquer lugar, independente da estação do ano.
Segundo metereologistas, a neblina se forma quando as condições atmosféricas estão favoráveis, inlcuindo a umidade relativa do ar acima de 90%, ventos fracos ou ausentes e temperaturas mais baixas.
"Tecnicamente, o nevoeiro é a umidade que se condensa próximo do solo. São gotículas de água extremamente pequenas que ficam suspensas, reduzindo muito a visibilidade", explicou o Clima Tempo.
Motoristas precisaram redobrar a atenção durante esta manhã, devido ao nevoeiro. A recomendação era de que reduzissem a velocidade e mantessem distância segura do veículo a frente, para evitar possíveis acidentes.