2024 pode se tornar ano mais quente de todos os tempos
Segundo cientistas, mês passado foi junho mais caro já regsitrado
Depois de 2023 quebrar recordes de calor no mundo todo, 2024 pode já se tornar o ano mais quente desde o início do registro de temperaturas no planeta. A informação é do Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia. De acordo com os cientistas do serviço, a onda de calor do primeiro semestre e a tendência de continuidades nas altas temperaturas indicam que o atual ano pode terminar quebrando novos recordes em todos os continentes.
De acordo com o C3S, o último mês foi o junho mais quente já registrado pelo serviço, que chegou à constatação a partir do cruzamento de dados de seu histórico com o registro de temperaturas observadas desde o período pré-industrial de 1850-1900. No acumulado, os últimos treze meses foram mais quentes do que qualquer outro ano desde o século XIX.
Leia também:
➢ Estudos apontam que metade da população terá algum tipo de alergia até 2050
➢ Brasileiro de 26 anos morre em confronto na Guerra da Ucrânia
Segundo o levantamento, as principais causas das mudanças no clima são ações humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o aumento de emissões de gases com efeito estufa que ela provoca. Segundo especialistas, associado a fenômenos naturais como o El Niño, a atividade humana acaba acelerando as tendências de aquecimento em todo o mundo.