Oi, Vivo e Tim são multadas em R$ 4,7 milhões por propaganda enganosa
Empresas de telefonia foram penalizadas por conta de publicidade de tecnologia 5G
Três empresas de telefonia terão de pagar multas milionárias por propaganda enganosa. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) cobra indenizações da Oi, da Tim e da Vivo por conta de peças publicitárias relacionadas à tecnologia 5G. Somadas, as multas chegam a 4,7 milhões de reais.
As acusações da Senacon apontam que as empresas vendiam uma versão inferior e mais limitada da tecnologia com anúncios imprecisos, que induziam o consumidor a acreditar que estaria adquirindo serviços com a tecnologia 5G. “As empresas anunciaram a tecnologia 5G sem informar adequadamente que se tratava da versão ‘non standalone‘, dependente das tecnologias DSS ou refarming, sem antenas próprias e equipamentos dedicados”, afirmou o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous.
Leia também:
➢ Estudos da Nasa apontam que o Brasil poderá ficar inabitável em 50 anos
A mais penalizada foi a TIM S.A., que deverá pagar 2 milhões de reais em indenizações. A Oi S.A. foi multada em 1,3 milhão de reais, enquanto a Telefônica Brasil S.A. (Vivo) em 1,4 milhão de reais. todos os valores serão direcionados para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). As empresas podem recorrer da decisão; caso decidam não pedir recurso administrativo, recebem um desconto de até 25% nas multas.