Escolas de samba são obrigadas a desocupar barracão no centro do Rio
Império Serrano e Acadêmicos de Niterói faziam uso do galpão
O galpão usado como barracão pelas escolas de samba Império Serrano e Acadêmicos de Niterói, da Série Ouro do Carnaval Carioca, foi alvo de uma ordem de despejo nesta quarta feira (31). A saída das agremiações do imóvel que fica no centro do Rio, foi uma determinação do Governo do Estado.
Segundo pedido, a liberação deve ser imediata. Embora as escolas não tivessem um contratado de locação, historicamente o galpão é usado por escolas de samba. A Acadêmicos de Niterói usava o local desde 2021 e a Império Serrano desde 2022.
Em nota, a agremiação demonstrou surpresa com a ordem de despejo emitida pelo governo. "Historicamente, o local sempre foi utilizado por escolas de samba, antes mesmo da construção da Cidade do Samba. Essa decisão impacta diretamente na construção do Carnaval 2025, pois o Império Serrano não tem outro local para alocar as suas alegorias", compartilhou a diretoria da escola.
Leia também:
Exclusivo: Aposentado de 75 anos é preso após estuprar suas cadelas em São Gonçalo
Operação policial no Complexo da Alma, em São Gonçalo
A Liga RJ, responsável pelo Série Ouro, que as duas escolas fazem parte, também se manifestou sobre a decisão de remoção das agremiações do local. A entidade afirmou que acompanha de perto o caso.
"As escolas de samba da Série Ouro precisam ter uma atenção melhor para que o espetáculo seja garantido. Esse ato prejudica diretamente as duas agremiações, tendo em vista que já começaram a planejar seus carnavais. Estamos a pouco mais de cinco meses para o desfile oficial e essa medida gera danos irreversíveis. As escolas não podem ser despejadas de imediato e estamos buscando junto aos órgãos competentes que seja assegurada, pelo menos, a permanência até o desfile oficial de 2025", comunicou a Liga.
As escolas da Série Ouro ganharão um espaço para seus barracões com a construção da segunda Cidade do Samba, no terreno onde ficava a Estação Leopoldina. Contudo, o projeto está previsto para ser concluído somente em 2026.