Que susto! GM resgata jiboia ao lado de geladeira em casa no bairro Piratininga; Vídeo
O animal foi reintegrado à natureza pelos agentes da Prefeitura na Ilha do Pontal
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal da Prefeitura de Niterói resgatou, na manhã desta sexta-feira (2), uma jiboia que estava escondida ao lado da geladeira de uma casa no bairro Piratininga. Após avaliação, a equipe constatou que ela está saudável e fez a reintegração na área de Proteção Ambiental da Ilha do Pontal.
O serviço de resgate de animais silvestres é realizado por agentes treinados e pode ser acionado pelo número de telefone 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Em 2023, os agentes capturaram mais de 245 cobras. As jiboias são serpentes não-venenosas que matam suas presas por asfixia e se alimentam basicamente de mamíferos roedores, mas também podem se alimentar de pequenos animais de estimação como gatos e cachorros.
Leia mais
Comércio prevê alta de 7% nas vendas para o Dia dos Pais
"Sextou"? Acidente em Niterói também afeta e causa transtorno ao trânsito de São Gonçalo
Resgate
A Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Municipal de Niterói faz um trabalho especializado e possui um procedimento para cada tipo de demanda. Após receber o chamado, captura o animal silvestre que, logo em seguida, tem suas condições físicas avaliadas pela equipe. Caso não apresente nenhum tipo de ferimento, é reintegrado à natureza na unidade de conservação mais próxima.
Já os que apresentam algum tipo de ferimento são encaminhados para instituições como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que fica em Vargem Pequena, na Zona Oeste do Rio; o Centro de Atendimento de Animais Marinhos; o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica; ou o Instituto Vital Brazil quando é o caso de cobra venenosa.
A Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal orienta que, se uma pessoa encontrar um animal silvestre, deve entrar em contato imediatamente com o Cisp 153 para que o resgate possa ser feito por agentes treinados e reforça que não devem alimentar os bichinhos.