Inclusão: Pais de autista celebram comunicação com tatuagem
Os pais de Felipe, 7 anos, que é autista não verbal, tatuaram um alfabeto no braço para que ele pudesse se comunicar
Há pouco mais de um ano, Annie Coutinho e Rafael Borges apresentaram o método de soletração, através de uma prancha de letras impressa, ao filho Felipe, de 7 anos, que é autista não verbal.
Felipe é autista nível 3, não falante e com apraxia da fala. “Fora do Brasil tem uma vertente que ensina os autistas não falantes a se comunicarem apontando letras. E aí eu comecei a ler e a estudar sobre”, contou a mãe do menino.
Leia também:
Influenciador que atropelou fisioterapeuta dirigia acima da velocidade permitida
Túnel da Covanca fecha novamente por incêndio em caminhão
Ainda segundo ela, a comunicação efetiva com o filho, como a expressão de sentimentos e vontades, sempre foi um desafio por conta do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Comecei a perceber que tinha que ter a prancha de letras mais perto, mas nem sempre conseguia. Até que um dia escrevi o alfabeto com canetinha no meu braço”, relembrou Annie.
O improviso deu certo e, em maio deste ano, ela tatuou as letras no antebraço. Pouco mais de um mês depois, o marido fez a mesma tatuagem. “Nós somos uma equipe. A gente faz tudo em prol dos nossos filhos", afirmou.
Viralizou nas redes
Annie é acostumada a postar o dia a dia com os filhos nas redes sociais.
“Posto [nas redes sociais] desde que o Lipe foi diagnosticado, com 1 ano e meio de idade. Desde que eu comecei a compartilhar, serviu de inspiração para outras mães que também têm filho autista e, às vezes, temem sair de casa com as crianças”, explicou Annie.
Há cerca de duas semanas, a família foi em um parquinho de eletrônicos em um shopping, em Bragança Paulista. “Ele estava em um brinquedo que gira e queríamos saber se ele queria ir de novo ou se queria sair. Foi quando eu perguntei se ele queria ‘mais’, e ele apontou na tatuagem M-A-I-S", contou.
Os pais gravaram a interação e postaram na rede através de uma publicação que já alcançou mais de 5,8 milhões de visualizações.