Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7833 | Euro R$ 6,2159
Search

OMS aprova primeiro teste para diagnosticar a Mbox; Saiba mais

No Brasil, o número de casos superou o ano passado

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de outubro de 2024 - 17:17
A doença é causada pelo vírus MPXV
A doença é causada pelo vírus MPXV -

Nesta sexta-feira (04), a Organização Mundial da Saúde(OMS) aprovou o primeiro teste para diagnosticar a Mbox. O feito, segundo a OMS, será fundamental para realizar diagnóstico em países que estão enfrentando surtos de mpox, já que a necessidade de testes rápidos e precisos aumentou drasticamente. 

No continente africano,  mais de 800 pessoas morreram de mpox e mais de 30.000 casos foram confirmados. De acordo com o centro de controle de doenças da União Africana de Nações, o vírus foi detectado em 16 países diferentes, sendo mais prejudicial em nações como a República Democrática do Congo.

Após a aprovação da OMS, as agências da ONU irão comprar os testes da farmacêutica americana que o desenvolveu, a Abbott Molecular, para que seja redistribuído aos países e regiões afetadas.  Chamado de exame Alinity MPXV, o teste permite a detecção da mpox através de cotonetes passados em feridas humanas, que irão conter o DNA dos infectados. 

Leia mais:

Operação para repatriar brasileiros do Líbano é adiada

Agora é lei: gestantes que abortarem durante o parto terão direito à área reservada em hospitais públicos

No Brasil, de janeiro até setembro de 2024, foram registrados 1.230 casos confirmados ou suspeitos de Mbox. O número supera o total de registros ao longo de todo o ano passado, quando foram contabilizados 853. 

A Mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, é causada por um vírus transmitido para os humanos através de animais infectados e pode ser mortal. O vírus também pode ser transmitido entre humanos através do contato físico. Os sintomas incluem febre, dores musculares e lesões na pele semelhante a bolhas.

Matérias Relacionadas