Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

Esgoto a céu aberto causa transtornos no Mutuá

Situação prejudica a passagem de pedestres e veículos, além de representar riscos à saúde e afetar o comércio local

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de outubro de 2024 - 08:49
Moradores do Mutuá enfrentam esgoto a céu aberto há mais de dois anos
Moradores do Mutuá enfrentam esgoto a céu aberto há mais de dois anos -

Moradores e comerciantes do Mutuá enfrentam sérios problemas devido ao esgoto a céu aberto próximo à rampa de acesso da BR-101, que compromete a passagem de pedestres e veículos pequenos. A situação não só gera lama e transtornos diários, mas também representa riscos significativos à saúde da população e afeta negativamente o comércio local, que teme perder clientes.

A dona de casa Terezinha da Silva, de 63 anos, expressa sua frustração: “Sempre tem essa lagoa, e há dias em que a situação piora. Isso afeta muita coisa. Para quem está de ônibus ou de carro, tudo bem, mas quem vem de moto, bicicleta ou a pé acaba tomando um banho de lama.”

Moradores e comerciantes alertam para os riscos à saúde e dificuldades de acesso na região há mais de dois anos
Moradores e comerciantes alertam para os riscos à saúde e dificuldades de acesso na região há mais de dois anos |  Foto: Layla Mussi

Leia mais: 

Suspeitos são baleados após assalto a ônibus na Avenida Brasil

Poste obstrui entrada de garagem e causa transtorno a moradores do Mutondo


Outro ponto de preocupação é o impacto do esgoto aberto na saúde da população, uma vez que ele pode propagar diversas doenças. “Isso traz doenças, com bactérias. É esgoto misturado com água e ninguém sabe até que ponto isso vai afetar a saúde das pessoas”, alerta Terezinha.

Além dos riscos à saúde e à dificuldade de passagem na região, os comerciantes também sentem os efeitos da situação. A insegurança quanto à higiene faz com que muitos clientes evitem a área, reduzindo a motivação para frequentar os estabelecimentos. “Afeta muito a nossa vida. Temos que trabalhar aqui, mas fica difícil. Passa carro e joga água na gente, é um verdadeiro banho”, conta o borracheiro Denis Marins, de 49 anos.

Rua está inundada
Rua está inundada |  Foto: Layla Mussi

Denis ainda comenta que a concessionária Águas do Rio já esteve no local e afirmou que a responsabilidade pela situação é da Prefeitura de São Gonçalo. “A Águas do Rio veio aqui, mas disse que o problema não é com eles, é com a prefeitura”, finaliza.

Em nota, a concessionária Águas do Rio informou:  "A Águas do Rio informa que enviou uma equipe técnica até o local na manhã desta quarta-feira (09) e identificou que se trata de vazamento na rede de drenagem urbana, que não está sob gestão da concessionária. A concessionária também atestou que a rede de esgoto está em operação normal e reforça que está à disposição da população pelo 0800 195 0 195, para ligações gratuitas ou mensagens via whatsapp."

A Prefeitura de São Gonçalo respondeu que uma equipe da Secretaria de Conservação está realizando o reparo no local.

Matérias Relacionadas