Secretaria de Meio Ambiente adquire acervo de animais taxidermizados
Peças empalhadas servirão como objeto de estudo
O Parque das Águas de Niterói reuniu técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade e agentes da Coordenadoria Ambiental da Guarda Municipal para capacitação focada no uso de animais taxidermizados. A iniciativa faz parte de um projeto que visa aumentar as ações de educação ambiental na cidade, utilizando espécies preservadas para informar a população sobre a importância da conservação da fauna silvestre.
A taxidermia consiste na utilização de carcaças de animais que morreram de causas naturais ou incidentes urbanos, como atropelamentos e ataques de cães, com o intuito de manter suas características físicas e comportamentais reconstituídas. Muitas vezes, seu habitat natural também é recriado para ampliar o realismo e a eficácia educativa do recurso.
Leia também:
Secretaria Municipal de Educação publica edital para abertura de concurso público em Itaboraí
Maricá sedia evento do Dia Nacional da Juventude de 2024 neste domingo (13/10)
O acervo destes animais, que será utilizado de forma itinerante em eventos e escolas, servirá como ferramenta para informar a população local sobre a biodiversidade local e os impactos que a ação humana tem sobre os animais, ao mesmo tempo que compartilha métodos para impedir que estes bichos sejam vítimas de atividades humanas prejudiciais.