Polícia Federal desarticula esquema de fraude em agência dos Correios
Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos
A Operação Encomenda Fantasma foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (24) e tem o objetivo de combater um esquema de fraudes postais que ocorria em uma agência dos Correios, na cidade do Rio.
Ao longo das investigações, foi possível apurar que um dos suspeitos, que atuava como expedidor na agência, gerava postagens de encomendas de alto valor que nunca eram efetivadas, com a intenção de criar lançamentos de extravio que mais tarde seriam motivo de pedidos de indenização. O caso começou a ser investigado após os Correios cederem essa informação.
Leia também:
Faetec abre inscrições em mais de 7 mil vagas para ingresso em 2025
Agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos, localizadas na capital e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A Justiça determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos dos criminosos.
Além dos investigados, outros homens também eram beneficiados pelas indenizações conquistadas pelo esquema criminoso. Um desses homens é o pai do expedidor encarregado de gerar as postagens fraudulentas.
Os suspeitos serão autuados pelos crimes de inserção de dados falsos em sistema de informações, conhecido também como peculato digital, cuja pena pode atingir 12 anos de prisão. Como o caso é um crime continuado, a pena pode ser aumentada em até dois terços.