Apagão em SG e Niterói: subestação no Alcântara deixa região coberta por fumaça
Bombeiros e técnicos atuam na estação; além da falta de luz, moradores também sofreram com nuvem de fumaça
Bombeiros e agentes técnicos da Enel Rio foram acionados para resolver a ocorrência na subestação de energia do Alcântara, que deixou regiões de São Gonçalo, Niterói e Maricá sem luz na tarde desta terça-feira (12). Além da falta de energia, o problema na estação também gerou uma espessa nuvem de fumaça, que assustou moradores da região na região próxima à estação. A causa exata do problema não foi confirmada; relatos iniciais indicam que a falha veio de um transformador operado remotamente, que desarmou.
Pelo menos quatro viaturas do Corpo de Bombeiros atuavam na subestação nesta tarde. A fumaça e o mau cheiro provocados pelo problema na subestação obrigaram moradores da região a circularem de máscara e comércios locais a fecharem as portas. Segundo os locais, a fumaça e a falta de luz no Alcântara e em bairros próximos, como o Jardim Catarina, começaram por volta das 14h, cerca de 25 minutos após o problema identificado pela Enel, às 13h35.
Leia também:
➢ Polícia prende gerente do tráfico de drogas do Engenho Pequeno, em São Gonçalo
➢ Começa a valer mudança no trânsito no Centro de Niterói; saiba mais
No Centro de Niterói e em algumas outras regiões das cidades atendidas pela estação, a luz parou imediatamente. A estimativa não oficial é de que quase 50 mil clientes teriam sido afetados. Por volta das 15h50, a energia começou a ser restabelecida em algumas regiões afetadas, como no Fonseca, em Niterói, e no Vila Lage, em São Gonçalo. Outras regiões, no entanto, seguem sem luz ou com fornecimento de energia instável. A concessionária afirmou que segue tentando resolver a situação.
Além dos técnicos no local, agentes da distribuidora também atuam à distância "para realizar manobras remotas na rede elétrica e reduzir o número de clientes afetados", segundo a concessionária. Um morador da região, que já trabalhou na subestação e preferiu não ser identificado, disse que a subestação não costuma ter técnicos no local no horário em que o problema aconteceu. "Trabalhei anos aí e ultimamente eles não deixam ninguém aí. Quando eu saí, já estava tudo operado remotamente e aí, quando acontece essas coisas, fica muito mais difícil de resolver", contou o morador.
Matheus Sales, de 28 anos, que mora ao lado da subestação, disse que não houve estrondos ou qualquer sinal de explosão ou incêndio no momento em que a energia caiu. "Não teve barulho. E aqui parou depois de Niterói, foi só lá por 14h e pouca que a gente começou a ficar sem energia. Quando vim ver, já estava a fumaça começando", disse.
Nota oficial - A Enel Rio informa que normalizou o fornecimento de energia para 73% dos clientes que tiveram o fornecimento afetado na tarde de hoje (12) após uma ocorrência com origem na subestação Alcântara. Uma falha em um equipamento da subestação causou impacto no serviço para parte dos clientes das cidades de Niterói, São Gonçalo e Maricá. Técnicos da distribuidora seguem realizando manobras remotas na rede elétrica para normalizar gradualmente o serviço.
Como a intercorrência gerou um curto-circuito e a liberação de fumaça na subestação, técnicos da distribuidora precisaram aguardar a liberação do Corpo de Bombeiros para acessar o local. O acesso já foi liberado e as equipes começaram a atuar nos reparos necessários. A empresa está apurando as causas do ocorrido.