Enel Rio faz parceria com prefeituras e Cras para ampliar Tarifa Social de Energia
O programa federal oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda
A Enel Rio está se unindo com prefeituras e Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) nos 66 municípios de sua área de concessão para ampliar a adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa federal oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda, mas não são todos que acessam o direito.
Desde janeiro de 2022, o benefício é, em teoria, concedido automaticamente, com base no cruzamento de informações do Cadastro Único (CadÚnico) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). No entanto, inconsistências cadastrais frequentemente impedem a concessão automática.
Atualmente, cerca de 585 mil clientes da Enel Rio já são beneficiados pelo programa, mas a meta é alcançar mais 140 mil famílias. Os consumidores podem verificar na conta de luz se estão sendo faturados com a Tarifa Social. Quem atende aos critérios, mas não possui o desconto, deve checar e atualizar o cadastro no CadÚnico, acessando o site cadunico.cidadania.gov.br ou procurando um CRAS.
Leia mais
PUBLICAÇÃO DE “CONCESSÃO” DE LICENÇA AMBIENTAL
Grupo Amanhecer é atração da festa do Dia das Crianças em São Gonçalo
Para ativar o benefício, é necessário ter o Número de Identificação Social (NIS) ativo e informar o número da Unidade Consumidora (UC) no momento do cadastro no CRAS ou ao entrar em contato com a Enel pelo telefone 0800 727 2120 ou em lojas de atendimento.
Quem tem direito ao benefício:
Famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo.
Idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que recebem o BPC.
Famílias com renda mensal de até três salários mínimos que residam com alguém em tratamento de doença crônica que exija equipamentos médicos dependentes de energia elétrica.
Descontos concedidos:
Consumo até 30 kWh/mês: Redução de 65%.
Consumo de 31 a 100 kWh/mês: Redução de 40%.
Consumo de 101 a 220 kWh/mês: Redução de 10%.
Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico:
Consumo até 50 kWh/mês: Redução de 100%.
Consumo de 51 a 100 kWh/mês: Redução de 40%.
Consumo de 101 a 220 kWh/mês: Redução de 10%.
A adesão ao programa é um passo importante para aliviar os custos com energia elétrica para famílias em situação de vulnerabilidade social.