Praias de Niterói e da Região dos Lagos brilharam com fenômeno raro; entenda
A bioluminescência é um fenômeno raro que é visível apenas em águas calmas e escuras
Quem esteve nas praias do Rio de Janeiro, no último sábado (30), pode testemunhar um momento lindo e impressionante, quando as águas do mar brilharam, graças à bioluminescência. O fenômeno raro aconteceu nas praias do Sossego, Camboinhas e Itacoatiara, localizadas na Região Oceânica de Niterói, e também na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, onde o mar brilhava com uma luz azulada.
As imagens registradas do momento foram publicadas nas redes sociais, e revelam o mar emitindo diferentes luzes ao movimento das ondas. Os banhistas e quem passava pelo local ficaram encantados com o fenômeno.
Leia também:
Foragido da Justiça é preso no Galo Branco com ajuda do Disque Denúncia
Engavetamento na Ponte Rio-Niterói causa congestionamento nesta segunda (2)
Conhecido como bioluminescência, nada mais é do que a reação química que acontece quando alguns organismos marinhos, como plânctons e algas, produzem luz, ao serem estimulados pela movimentação das ondas. Isso ocorre por causa do contato da enzima conhecida como luciferase a substância intitulada de luciferina.
No momento em que essas substâncias se misturam com o oxigênio, acontece a emissão de luz visível, que pode ser vista em águas calmas e escuras, como as dos locais registrados em Niterói e na Região dos Lagos.
Olha que incrível! 😱
— insta / @eusoudeniteroioficial (@SoudeNiteroi1) December 1, 2024
Na noite deste sábado, luzes azuis fluorescentes foram vistas nas Praias de Camboinhas, Itacoatiara e Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, e impressionaram banhistas que estavam no local.
Esse fenômeno natural é conhecido como bioluminescência. pic.twitter.com/NUyqW08U6c