Sedcon e Procon-RJ investigam falta d’água no Rio de Janeiro.
Abrem processo para apurar responsabilidade de concessionárias sobre falta d’água no Rio de Janeiro.
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e a Autarquia de Defesa do Consumidor (PROCON-RJ), após receberem denúncias sobre problemas no fornecimento de água, abriram processos administrativos em face das empresas Águas do Rio, Iguá e Rio Mais Saneamento para exigir respostas e ações efetivas.
Secretaria e Autarquia solicitaram esclarecimentos sobre quais bairros estão sendo ou foram mais afetados pela falta d’água, o motivo pelo qual as interrupções acontecem com frequência, que medidas estão sendo tomadas para resolver o problema, quando o fornecimento será totalmente regularizado e, ainda, quais canais estão disponíveis para atender os consumidores.
O processo exige respostas, inclusive, de problemas ocorridos em meses anteriores, no ano de 2024, tendo em vista que a falta d’água é um problema recorrente em bairros do Rio e Grande Rio.
Fiscais do PROCON e agentes da SEDCON estão também vistoriando as áreas afetadas para verificar irregularidades.
O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, reforça que a SEDCON e o PROCON-RJ estão acompanhando de perto os problemas de falta d'água desde o início.
“Abrimos processos para investigar as denúncias e já notificamos as empresas responsáveis. A água é um direito básico, e sua falta prolongada é inaceitável. Estamos trabalhando para garantir que essas empresas cumpram a obrigação de fornecer água de forma segura e contínua”, afirmou o Secretário.
O Presidente do PROCON-RJ, Marcelo Barboza, explica a importância de os consumidores registrarem as reclamações nos canais oficiais da Secretaria e da Autarquia, para que as investigações e ações sejam feitas de forma mais assertiva.
“Pedimos que a população registre suas denúncias, enviando informações completas e, se possível, provas. Isso nos ajuda a agir rapidamente e cobrar soluções concretas. Vamos continuar fiscalizando e exigindo resultados para que a água chegue a quem mais precisa” – ressaltou o Presidente.
Canais de Reclamações e Denúncias:
Fala Consumidor (SEDCON):
(21) 99336-4848
0800-2020143
atendimento@sedcon.rj.gov.br
PROCON-RJ
151
WhatsApp Denúncias:
(21) 97915-4700
(21) 98104-5445
www.procononline.rj.gov.br