Suposto tubarão é visto na Baía de Guanabara em São Gonçalo; vídeo
Animal foi visto na altura de Neves no último final de semana
Um visitante de peso foi flagrado nas águas da Baía da Guanabara, em São Gonçalo, no último final de semana. Um suposto tubarão foi avistado por pescadores que passavam de barco pela região. Um registro da passagem do animal viralizou nas redes sociais neste domingo (08); confira:
Nas imagens, é possível apenas a barbatana dorsal de um animal emergindo da água. Segundo o biólogo marinho Rodrigo Marraschi, apesar de lembrar a barbatana de um tubarão, há grande possibilidade de que o animal seja, na verdade, um boto.
"O tubarão tem movimentos mais lateralizados. A [barbatana] caudal dele é em pé. Então, nessa hora que ele expõe a dorsal, era para a gente ver também a ponta da caudal ou, pelo menos, um redemoinho na água causado por ela, e a gente não vê isso. A cauda do boto e do golfinho é horizontal e costuma não ser exposta na hora que ele mostra o dorso", explica o biólogo.
Leia também:
➢ Viralizou: Homem é flagrado viajando na parte inferior de ônibus no Rio
➢ Robô tem sentimento? Máquina que teria se jogado de escada desafia cientistas
Ainda assim, o registro é curto demais para cravar qual é o animal. "Pela filmagem, a gente não tem como descartar a possibilidade de ser um tubarão. Pelas evidências de posicionamento de nadadeira e de comportamento 'sobe e desce', eu apostaria num boto. Mas é muito pouco material para a gente descartar que é um tubarão", opina Rodrigo.
Por mais que o registro tenha chamado a atenção dos internautas, a presença de tubarões na região não é incomum, como explica Rodrigo.
"Só não temos mais por causa da poluição, mas são comuns os tubarões [na Baía]. Eles procuram buscar águas mais tranquilas para ter os filhotes, áreas de estuário ou manguezal. Então é bem comum eles entrarem na Baía de Guanabara e é bem comum ter até avistamento de filhotes de tubarão lá", completa o biólogo.