Costume inusitado: Família enterra idosa com "litrão" de cerveja e molha sua boca com a bebida
Aida Laurentino reservou dinheiro para que parentes pudessem beber no seu enterro, que teve festa e jogo do Flamengo
Fugindo do tradicional, uma família de Inhaúma, na Zona Norte do Rio, viralizou nas redes sociais após mostrar de que forma se despedem de um parente que vem a falecer.
Aida Laurentino, de 80 anos, teve uma despedida pra lá de inusitada. A idosa foi enterrada com um "litrão" de cerveja e ainda teve a boca molhada com a bebida. Segundo parentes, todos os mortos com o sangue dos Laurentino são enterrados com festa. Já conhecendo seus filhos, irmãos e sobrinhos, dona Aida também fez sua parte para manter a tradição: separou, em vida, uma quantia em dinheiro para bancar a cerveja consumida no dia do seu velório.
No início de novembro, o velório, realizado no Cemitério de Inhaúma, na Zona Norte, foi seguido de festejos nada fúnebres. A celebração foi um grande encontro de bar, com direito à mesas, cadeiras, garrafas de cerveja e um jogo do Flamengo passando na televisão.
Leia também:
Viralizou
Após compartilhar o momento com seus seguidores na rede social TikTok, a sobrinha de Aida, Dayane Laurentino, de 37 anos alcançou a marca de mais de 900 mil visualizações.
Em entrevista ao Extra, Dayane afirmou que todos os parentes são enterrados em Inhaúma, independentemente de onde morem.
"Toda vez que tem enterro, a gente para naquele bar e fica bebendo. Minha tia era daquelas velhinhas arretadas, para frente. Ela mesma deixou o dinheiro para a gente beber no enterro. Colocamos até um litrão para ela no caixão, para levar, e molhamos a boquinha dela", contou Dayane, que já tinha filmado outros enterros da família, mas acabou perdendo os registros.
Ainda segundo a sobrinha de Aida, há parentes que preferiram não participar do encontro no botequim, por não estarem se sentindo bem. Mesmo assim, a falecida levou uma quantidade grande de pessoas para Inhaúma, já que tinha seis filhos, além de netos, bisnetos e sobrinhos, e muitos deles aparecem no vídeo que viralizou.