Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,0684 | Euro R$ 6,2498
Search

Secretaria de Estado de Saúde do RJ confirma primeiro caso de dengue tipo 3 no estado do Rio em 2025

O caso, notificado na capital, foi confirmado pelo Lacen-RJ e está sendo investigado. Dois casos do mesmo sorotipo foram registrados em 2024, mas não há circulação predominante do tipo 3 no estado desde 2007

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de janeiro de 2025 - 22:49
Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4
Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4 -

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) recebeu a confirmação na tarde desta quinta-feira (09/01) do primeiro caso de dengue tipo 3 este ano. A notificação é do município do Rio de Janeiro e a confirmação foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ). Trata-se de uma mulher de 60 anos. O caso segue em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nos anos de 2023 e 2024 os sorotipos predominantes de dengue no país e no estado do Rio de Janeiro foram os sorotipos 1 (DENV1) e o 2 (DENV2). O sorotipo 3 não circula no estado do Rio de Janeiro desde 2007. Porém, no ano passado, foram registrados dois casos isolados, um em Paraty, na região da Costa Verde, e outro em Maricá, na região metropolitana II. Apesar da notificação do primeiro caso em 2025, o sorotipo 3 não circula de forma predominante no estado desde 2007, ou seja, existe uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo da doença.


Leia também:

'De olho' em ascenção no futebol profissional, Maricá lança novos uniformes para a temporada 2025

Fluminense nega que cederia Árias para contratar atacante do Palmeiras


“O fato de surgir este ano mais um caso do sorotipo 3 é um ponto de atenção para redobrarmos os cuidados e continuarmos em alerta. Como o tipo 3 não circula no estado há muito tempo, existe uma boa parcela da população mais suscetível à doença. A Secretaria vai manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas caso identifique a circulação no estado”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Os sintomas da dengue tipo 3 são os mesmos dos tipos 1, 2 e 4, sendo os principais: febre alta (maior que 38°C); dor no corpo e articulações; náuseas e vômitos, dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Mais de 300 mil casos de dengue foram notificados em 2024

No ano passado, o estado do Rio viveu uma epidemia de dengue. Foram contabilizados 302.674 casos prováveis, 9.726 internações e 232 óbitos em todo o estado. Somente na cidade do Rio de Janeiro foram registrados 111.114 casos, na sequência, Volta Redonda, com 22.705 mil registros, e Campos dos Goytacazes, com 19.588 casos.

Para a Secretaria de Estado de Saúde o combate aos focos do aedes aegypti é a ação prioritária. O Governo do Rio, por meio da SES-RJ, vai manter o monitoramento de casos e a campanha “Contra a dengue todo dia”, prevista no Plano de Contingência para Enfrentamento às Arboviroses, em apoio aos 92 municípios, com alertas e orientações sobre a doença.

Além disso, reforça informações à sociedade sobre prevenção, destacando a importância da vistoria semanal para evitar água parada em latas, garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas e pratos sob vasos de plantas.

Matérias Relacionadas