Defesa e proteção ao consumidor retira carnes e alimentos impróprios para consumo em supermercados de Maricá
Os produtos apresentavam diversas irregularidades, como prazo de validade vencido, armazenamento inadequado e, em alguns casos, ausência de informações obrigatórias sobre datas de manipulação e validade
Mais de 90 quilos de carnes bovinas, suínas e de frango foram recolhidos de dois dos três açougues fiscalizados nos bairros São José de Imbassaí e no Centro de Maricá. Os produtos apresentavam diversas irregularidades, como prazo de validade vencido, armazenamento inadequado em câmaras frigoríficas e, em alguns casos, ausência de informações obrigatórias sobre datas de manipulação e validade. Apenas um dos supermercados vistoriados estava em conformidade.
"A vistoria foi desencadeada em um momento em que a população está inquieta após o escândalo envolvendo 800 toneladas de carnes estragadas vindas do Rio Grande do Sul e revendidas por uma empresa do Rio de Janeiro, colocando em risco a saúde dos consumidores. Recebemos novas denúncias e organizamos uma ação conjunta entre a SEDCON e o PROCON-RJ, reafirmando nosso compromisso com a defesa do consumidor", destacou o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Os fiscais identificaram problemas estruturais no primeiro supermercado vistoriado, como pisos rachados, acúmulo de água e restos de carne espalhados pelo chão. Além disso, a câmara frigorífica apresentava avarias na porta, comprometendo a refrigeração adequada e elevando o risco de deterioração dos alimentos.
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No segundo supermercado, a fiscalização encontrou ainda mais irregularidades. O piso da câmara frigorífica estava parcialmente destruído, e o refrigerador estava sem portas de acesso. Foram recolhidos:
- 20 quilos de salsichas sem especificação da data de acondicionamento;
- 7,6 quilos de paletas suínas vencidas desde 18 de janeiro;
- 28 quilos de frango temperado com vencimento em 22 de janeiro;
- 20 quilos de chuletas bovinas e 17 quilos de pés de galinha sem qualquer identificação de validade.
A área de preparo da padaria desse estabelecimento também foi alvo de autuação. Os fiscais constataram a ausência de isolamento adequado da área de estoque e flagraram a manipulação de alimentos sem proteção contra insetos e poeira. Além disso, os funcionários utilizavam botijões de gás sem autorização do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Como resultado, a produção de pães e derivados foi interditada, e o uso de gás foi suspenso até a regularização.
Além das carnes, os fiscais recolheram, nos dois supermercados, mais 101 quilos de alimentos impróprios para consumo, incluindo queijo minas, doces variados, azeitonas verdes inteiras e fatiadas, além de frios em geral. Todos os produtos foram retirados para destruição, a fim de evitar sua comercialização.
Os proprietários dos supermercados foram autuados pelas irregularidades, que incluem falhas no armazenamento, instalações fora dos padrões de higiene e acondicionamento inadequado de alimentos.