Niterói vai inaugurar Escola de Gastronomia para formar garçons, cozinheiros e gestores da área
Prefeitura vai oferecer cursos gratuitos profissionalizantes no local
![Cada módulo de ensino terá um tempo de duração e as turmas serão formadas por até 24 alunos](https://cdn.osaogoncalo.com.br/img/Artigo-Destaque/150000/1200x720/Niteroi-vai-inaugurar-Escola-de-Gastronomia-para-f0015275700202502080837-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.osaogoncalo.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F150000%2FNiteroi-vai-inaugurar-Escola-de-Gastronomia-para-f0015275700202502080837.jpg%3Fxid%3D659688%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739014679&xid=659688)
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, vai inaugurar, na próxima quinta-feira (13/2), a Escola de Gastronomia Popular do Fonseca, que funcionará no Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus. A escola irá formar garçons, cozinheiros e gestores da área. A partir do dia 17 de fevereiro abrem as inscrições para seis cursos gratuitos de formação na Escola de Gastronomia Popular. Para participar dos cursos é necessário ter mais de 18 anos - beneficiários da Moeda Arariboia terão prioridade nas inscrições. A meta é que, nos próximos dois anos, sejam oferecidas 7 mil vagas.
“A Escola de Gastronomia Popular Nédio José Mocellin representa um avanço significativo na qualificação profissional e na geração de oportunidades para a população. Com cursos gratuitos e voltados para formar profissionais para o setor de gastronomia, este espaço será um caminho para a inclusão, permitindo que mais cidadãos conquistem autonomia financeira e ampliem suas perspectivas no mercado de trabalho. A escolha do nome de Nédio é uma justa homenagem a um empresário que marcou a gastronomia do nosso estado”, afirma o prefeito Rodrigo Neves.
Leia também:
Irmãos, de 5 e 7 anos, morrem após comerem gelatina na Bahia
Botafogo inicia venda de ingressos para jogo de ida da Recopa Sul-Americana
Cada módulo de ensino terá um tempo de duração e as turmas serão formadas por até 24 alunos. Serão oferecidas neste primeiro momento oportunidades de formação em “Quentinhas”, “Salgados”, “Bolos e Geleias”, “Pães variados”, “Pizza” e “Quanto vale meu produto”. Os cursos serão desenvolvidos em parceria com o Senac e as aulas começam em março.
No segundo semestre abrem as inscrições para os cursos de "Ajudante de Cozinha", "Cozinha Profissional", "Assistente de Confeitaria", Confeitaria Profissional", Cozinha Japonesa Quente", Serviço de Garçom" e "Preparo de Drinks".
A Escola de Gastronomia Popular terá o nome do empresário Nédio José Mocellin, personagem querido na cidade que faleceu essa semana em um acidente no Rio. Nédio começou a carreira como garçom e chegou ao topo como dono de importantes cadeias de restaurantes.
Restaurante Popular – Inaugurado há pouco mais de um ano pela Prefeitura de Niterói na Alameda São Boaventura, o Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus já serviu mais de 530 mil refeições. Por apenas R$ 2, a população da Zona Norte de Niterói faz um almoço balanceado, com alimentos selecionados por nutricionistas. O restaurante tem capacidade para servir até 2 mil refeições diariamente. A entrada conta com bilheteria e área de higienização, que leva diretamente ao refeitório, com capacidade para 200 pessoas. A cozinha industrial está ligada às despensas e outras salas menores direcionadas ao preparo dos alimentos.