Eduardo Paes descarta cancelar blocos de rua por conta do calor
Prefeito realizou uma coletiva neste domingo (16)

A Prefeitura do Rio de Janeiro, decidiu realizar uma coletiva neste domingo (16), para falar sobre o calor excessivo e orientar a população que vai a blocos de rua. De acordo com o Climatempo, o Rio deve ter temperaturas de até 41 graus nesta semana.
“Nós não vamos, de maneira nenhuma, chegar aqui e dizer: ‘Gente, vamos suspender os blocos de carnaval no Rio de Janeiro’. Eles sempre tiveram uma temperatura de 70 graus à sombra”, declarou o prefeito.
“Ninguém quer vetar nada de ninguém, mas alguns cuidados devem ser tomados, beba mais água! Hidrate-se melhor!”, afirmou.
Leia também:
Flamengo ganha do Vasco e carimba sua classificação para semifinal do Carioca
Após interromper show, Alcione tranquiliza fãs sobre saúde
Na segunda (17) e terça feira (18), os termômetros devem passar dos 40 graus. "Temos uma possibilidade enorme de chegar ao Nível de Calor (NC) 4”, alertou o prefeito.
Essa seria a primeira vez do Rio no NC4. Em junho, o Centro de Operações de Resiliência (COR) adotou o procolo em 5 estágios, para avisar sobre ondas de altas temperaturas. Nas mais intensas, ou NC5, grandes eventos, como shows, poderão ser cancelados.
A morte de uma jovem por exaustão térmica durante o show de Taylor Swift no Engenhão, em 2023, foi uma das razões para a criação dessa norma. Os índices NCs avaliam não só os termômetros, mas também a incidência de raios ultravioleta e a duração, em dias, das altas temperaturas.