Moradores da Estrela do Norte sofrem com falta d'água há 1 ano e 2 meses
Segundo relatos de moradores, os hidrômetros da rua já foram roubados por diversas vezes, mas novos são colocados, diferentemente da água, que não abastece as casas da região há mais de um ano

Moradores do bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, estão sofrendo com a falta de abastecimento de água há cerca de um ano e dois meses. De acordo com relatos, a água vem do ramal do Galo Branco, mas há meses não chega até eles, que precisam solicitar pipas d'água, que também custam a chegar.
"Desde janeiro do ano passado começou a parar de cair água aqui na rua. No dia 15 de janeiro fui olhar minha cisterna e estava vazia. Como meu hidrômetro fica fora de casa, na rua, fui olhar e ele havia sido roubado. Isso aconteceu por diversas vezes, e sempre que reclamávamos, a Águas do Rio vinha e colocava outro no lugar. Mas nada de a água cair para nós. Solicito pipa d'água desde então, pelo telefone, whatsapp, ouvidoria, e eles sempre dão um prazo e nada. A pipa só chega, e quando chega, depois de muita reclamação, mas é sempre muito difícil, porque já estamos nesse vai e vem há muito tempo", contou o morador Djalma Roberto Almeida, de 69 anos.
Leia também:
Moradores da Rua Maria Rita enfrentam cobrança indevida de esgoto em bairro sem rede coletora
Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio fica acumulado em R$ 10 milhões
De acordo com o morador, a concessionária já foi ao local diversas vezes e sempre alega ser falta de pressão, mas nada é feito para solucionar o problema.
"Em dezembro, fui pedir uma pipa, tive que reclamar muito, e no final disseram que o pedido foi cancelado porque o abastecimento havia voltado ao normal, o que não aconteceu. Tive que comprar por fora, mais de 300 reais. É um dinheiro que faz falta pra mim, tenho uma mãe de 92 anos morando comigo, que precisa de cuidados, de uma boa higiene, de água né, que é o nosso direito. Eles sempre alegam que vão me colocar como prioridade, mas isso nunca acontece", desabafou Sr. Djalma.
Ainda segundo o morador, a concessionária alega que existe um projeto de melhoria.
"Vivo ligando para a ouvidoria, para verem nosso problema da água, eles alegam que existe um projeto para melhorar essa questão, mas até agora nada, e a gente que paga o pato. Esse mês, por exemplo, minha conta veio mais de 400 reais, fui na Águas do Rio e eles viram que estava errada e reajustaram. É sempre uma dor de cabeça", completou o morador.
Procurada pela reportagem de O SÃO GONÇALO, a concessionária Águas do Rio, responsável pelo abastecimento, disse em nota que "está prevista para o final deste mês de março a entrega de uma obra que vai promover o reforço e a melhoria do abastecimento para milhares de moradores de São Gonçalo, onde o bairro Estrela do Norte está entre as regiões contempladas. A concessionária ressalta que nos últimos meses a localidade enfrentou oscilações no abastecimento devido ao alto consumo, impulsionadas por um dos verões mais quentes e secos da história.
A empresa esclarece que realizou o abastecimento alternativo do cliente com envio de caminhão-pipa na tarde de sexta-feira (21), serviço que tem sido priorizado para atender hospitais e escolas. A empresa reforça que segue à disposição dos clientes pelo 0800 195 0 195, por meio de ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp".