NACA promove atendimento coletivo em celebração à páscoa em SG
Evento reuniu crianças, adolescentes e responsáveis para um momento de reflexão acolhimento e interação

Organizado pelo Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), o Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítimas de Violência (NACA/SG) promoveu uma ‘Oficina de Brigadeiro’, na sede da instituição, no Zé Garoto (SG).
Planejada pela equipe técnica, a ação reuniu cerca de 30 pessoas, entre crianças, adolescentes e responsáveis atendidos pelo núcleo, em um atendimento coletivo em alusão à Páscoa.
De acordo com a coordenadora técnica do NACA/SG, Lívia Gaspary, a atividade em grupo teve como objetivo promover a interação entre os usuários.
“Pensando na Páscoa e em seus simbolismos de fraternidade e acolhimento, a ideia foi proporcionar, às crianças, adolescentes e seus responsáveis, momentos de reflexão, diversão, fortalecendo os laços familiares e criando memórias afetivas”, explica Gaspary.
Durante o evento foram realizadas atividades recreativas como oficina de brigadeiros, brincadeiras e um jogo de palavras sobre afeto e interações sociais. Ao final foi servido um lanche e distribuído doces, chocolates e um bolo comemorativo aos participantes.
‘Essas atividades são importantes para integração’
Uma das organizadoras do evento, a pedagoga Renata Moreira (NACA/SG) ressaltou a importância dessas atividades para integração das famílias e trocas de experiências afetivas.
“As atividades em grupo são importantes para a integração das famílias atendidas pela equipe do NACA. Fizemos uma alusão a Páscoa, pois é uma data festiva que simboliza renovação e esperança”, ressalva Moreira.
‘A dinâmica das palavras trouxe um momento de reflexão’
Para a assistente social Nathália Maria Oliveira (NACA/SG), a oficina de brigadeiro foi uma oportunidade de proporcionar lazer, leveza e acolhimento às famílias.
“A dinâmica das palavras trouxe esse momento de reflexão. Falamos de maneira lúdica sobre a rotina deles no âmbito do cuidado um com os outros, usando conceitos de proteção, dignidade, proteção, afeto entre outros”, reitera Oliveira.
Núcleos especiais atendem casos de violência doméstica e/ou sexuais em SG e Niterói
Em casos de violências domésticas e/sexuais contra crianças e adolescentes, os NACAS administrados pelo MMSG, que contam com apoio da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), atendem nos endereços abaixo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17 h:
NACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 215, Zé Garoto. (2606-5003/989004217)
NACA (Niterói)- Av. Ernani do Amaral Peixoto, 116 - sala 401 - Centro, Niterói. (2719-8862 / 965211716