Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7512 | Euro R$ 6,5989
Search

Tenda Espírita organiza 4ª procissão de São Jorge Guerreiro/Ogum em São Gonçalo

O objetivo do evento é fortalecer e pedir o reconhecimento histórico e cultural à cidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de abril de 2025 - 11:50
A procissão terá início às 8h com a solenidade, e seguirá com a caminhada de fé
A procissão terá início às 8h com a solenidade, e seguirá com a caminhada de fé -

Nesta quarta-feira, 23 de abril, dia de São Jorge, ocorrerá uma procissão que terá início na Tenda Espírita de Caridade João de Benguela – Ilè Ipútì Babá Baru, localizada na Travessa Santa Rita, no número 518, no Rocha, em São Gonçalo. O evento, que inclui café da manhã, queima de fogos, roda de capoeira, roda de samba e feijoada, terá início a partir das 8h e celebrará o santo São Jorge Guerreiro.

Esta será a 4ª procissão de São Jorge Guerreiro/Ogum no Município de São Gonçalo. Um resgate familiar, realizado pela Tenda Espírita, representada pelo Zelador Pai Elias D'Sango.


Leia também

Tite anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde

Centros veterinários de São Gonçalo oferecem vacina antirrábica


Atualmente, a procissão tem uma comissão organizada, composta por:

- Bianca Cardume (Yalasé do Ilé Ilé Ipútì Babá Baru),

- Hugo Xavier, Zuadejinam (kubata Mukua ixi Junsara),

- Mãe Vânia D' Oya (Ilê Asé Oya Funan),

- Mameto Zinguere( Nzo Nzambi Ia Menha Matome),

- Pai Armando D' Xangô (Ilé Asé Oba Ifé Oyó)

- Mãe Neide D'Oya (Ilé Omon Afefe - Asé Obainã)

O objetivo do evento é fortalecer e pedir o reconhecimento histórico e cultural à cidade; uma vez que foi um legado religioso deixado por um zelador de umbanda, conhecido como tio Bimbica (falecido) tio de pai Elias e subdelegado do município.

A festa ficou viva por muitos anos, mas, quando Seu Avelino faleceu, a festa ficou paralisada. Após mais de 15 anos, os descendentes do Pai de Santo desejam retomar a festa e continuar mostrando sua fé, combatendo o preconceito.

No dia da celebração, que é aberta para aqueles que desejarem demonstrar sua fé, haverá uma escultura de São Jorge que, desde os primeiros anos da procissão, é tocada pelos fiéis, que pedem auxílio e fazem suas orações. A imagem, que pertenceu ao Seu Avelino, se encontra na sede da Tenda Espírita.

A procissão terá início às 8h com a solenidade, e seguirá com a caminhada de fé. O trabalho é apoiado pelo edital PNAB - Legados SG (Secretaria de Turismo e Cultura do Município de São Gonçalo) e as manifestações culturais das casas de axé.

Matérias Relacionadas