Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6971 | Euro R$ 6,4651
Search

Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói

Em primeiro Dia de São Jorge sem Papa, devotos pedem proteção

relogio min de leitura | Escrito por Felipe Galeno | 23 de abril de 2025 - 13:55
Missas e procissão reúnem centenas no Centro de Niterói
Missas e procissão reúnem centenas no Centro de Niterói -

Pela primeira vez em mais de dois séculos, o tradicional Dia de São Jorge é celebrado pela Igreja Católica durante um período de vacância no pontificado, após a morte de Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, na última segunda-feira (21). Homenagens ao pontífice, que era “xará” do Santo Padroeiro do Rio, marcaram as celebrações em diferentes paróquias do estado, incluindo a Comunidade Eclesial São Jorge da Capadócia, no Centro de Niterói, que reuniu centenas de devotos ao longo da manhã para participar das missas campais.

Fiéis celebram São Jorge
Fiéis celebram São Jorge |  Foto: Enzo Britto

Como de costume, as missas aconteceram do lado externo da capela; a Rua Dr. Alcídes Figueiredo foi fechada para receber os fiéis. A maior parte deles se reúne todos os anos no mesmo local, como é o caso de Cristina Magalhães, de 53 anos, devota desde a infância, que sempre leva a mãe, Vanda Magalhães, de 78, com quem aprendeu a fé no Santo Guerreiro.


Leia também:

➢ Dia de São Jorge: Programação conta com alvoradas, missas e tradicional almoço em São Gonçalo e Niterói

➢ Papa Francisco: velório é aberto ao público no Vaticano


“Sou devota desde criança, achava interessante aquele santo em cima do cavalo. Depois que a gente cresce, vê a importância dele, ainda mais para nós, no Rio de Janeiro. Aqui, até quem diz que não é devoto, é devoto”, destacou Cristina.

São Jorge é homenageado com missas em São Gonçalo e Niterói neste 23 de abril
São Jorge é homenageado com missas em São Gonçalo e Niterói neste 23 de abril |  Foto: Enzo Britto

Para ela, celebrar a data apenas dois dias após a morte do Papa Francisco traz um simbolismo especial. “Ele está sendo velado lá nesse momento, e nossas orações estão lá também. Ele realmente foi um Papa que abraçou a humanidade como Deus nos orienta, ou seja, sem distinção de credo, raça, cor, sexualidade. Com certeza, já está fazendo muita falta”, afirmou a devota.

A proteção da liderança eclesiástica da Igreja esteve entre os principais pedidos da data. “Todo ano [a data] é importante, mas este ano é mais ainda. A gente pede por proteção e pela paz, que é o que o mundo mais precisa neste momento”, destacou a aposentada Tereza Correia, de 71 anos.

Além da celebração, a data também é uma oportunidade de reencontrar amigos, como é o caso dos niteroienses Adilson Silva, de 65 anos, e Luiz Carlos, de 63. Apesar de devotos, aproveitaram a data e o “fervo” da missa para marcar um reencontro e fazer um lanche em uma das barraquinhas e estabelecimentos no fim da rua da capela. “É bacana para a gente que é devoto, porque celebra e reencontra os amigos. É uma data especial”, destacou Luiz.

Em São Gonçalo, na Capela de São Jorge no bairro Lindo Parque, as atividades também começaram no início do dia. Após a missa inicial com devotos, centenas de fiéis se uniram para a missa pelos enfermos, qie terminou com o tradicional angu a baiana no almoço, por volta das 11h30.

Além da cura de enfermos e a direção para a Igreja no momento de vacância papal, um dos pedidos mais comuns foi pela segurança na região, à luz dos aumento de episódios de aumento de criminalidade no bairro onde a igreja fica, segundo moradores. “O que eu peço é que a gente tenha paz e segurança. Que nossos governantes ajudem a deixar nossa caminhada na cidade mais tranquila, porque está difícil para a gente hoje trabalhar. Tudo perigoso, barricada…”, destaca Luiz Antônio Souza, de 62, que trabalha como entregador.

Além dos fiéis reunidos para rezar e clamar pela proteção, dezenas de devotos aproveitam a data para se dedicar ainda mais ao serviço na igreja, como é o caso da ministra da comunhão Carla de Jesus. Para ela, servir no dia do Santo Guerreiro tem um simbolismo especial, em particular neste ano.

“Esse ano, o dia [de São Jorge] está sendo triste por conta do Papa. Ainda estamos vivendo essa perda, mas, ao mesmo tempo, sabemos que ele está lá em cima rezando por nós. E o nosso pedido é por cura para todos nós, né? Porque eu acho que cada um tem aquela coisinha que a gente quer que Deus olhe por nós e nos dê a cura”, destaca Carla.

Seu colega Heraldo Costa, que também ministrou a comunhão na missa da manhã, acredita que esse simbolismo da data em 2025 representa um chamado para uma maior harmonia entre as pessoas. “Gostaria também de acrescentar, diante do que a irmã falou, diante de tudo isso que está acontecendo sobre a nossa igreja. Eu vejo, diante das minhas orações, esse momento como um levantar para a unidade. Esse ano foi proclamado o ano da esperança. E a esperança, ela não engana, como vai dizer São Paulo. Ela é verdadeira, e é isso que nos move nessa data”, afirmou.

Além da alvorada e das três missas da manhã, as celebrações de São Jorge na Comunidade Eclesial São Jorge, em Niterói, inclui outras três missas à tarde: às 12h, às 14h30 e às 17h. Por fim, as celebrações se encerram às 18h, com a tradicional procissão pelas ruas do Centro da cidade. Em São Gonçalo, a Santa Procissão também acontece às 18h, com uma última missa do dia às 19h e uma pequena festa com barraquinhas e bazar às 20h30.

  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
    Câmera 1/4
    Fullscreen
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
    Câmera 2/4
    Fullscreen
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
    Câmera 3/4
    Fullscreen
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
    Câmera 4/4
    Fullscreen
Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói
  • Fé e devoção: missas em homenagem a São Jorge reúnem fiéis em São Gonçalo e Niterói

Matérias Relacionadas