Festival de Cinema de São Gonçalo exibirá 111 filmes
2ª edição da mostra de curtas-metragens
Luz, câmera e pipoca na mão! A partir do próximo dia 18, os gonçalenses apaixonados pela sétima arte terão a oportunidade de se encantar com histórias que serão contadas durante a mostra de curtas-metragens em vídeo da 2ª edição do “Cine Tamoio- Festival de Cinema de São Gonçalo”, organizado pelo coletivo Ponte Cultural e que vem ganhando projeção nacional.
Para esta edição, foram inscritos no festival 239 filmes de 16 estados (Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas), um aumento de 44% em relação à edição anterior.
Desse total, 111 serão exibidos, no Teatro Carequinha, anexo ao Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, em forma de documentários, ficção ou animação. Já as temáticas são indígena, LGBT, negra e gonçalense (nesta última as narrativas têm como pano fundo a cidade).
As sessões serão exibidas da seguinte forma: abertura do festival (18), animação seguido de curtas indígenas e negros. No dia 19, será a vez dos documentários e histórias de ficção (20), gonçalenses (21) e LGBTs e no dia 22, aniversário de 127 anos de emancipação político-administrativa de São Gonçalo, acontecerá o ápice do evento com homenagem à atriz e cantora Zezé Motta, que este ano completa 50 anos de carreira e a premiação dos curtas.
As exibições dos vídeos (com duração máxima de 25 minutos) cada acontecerão das 13h às 22h, com entrada gratuita e sujeito à lotação de 300 lugares. Durante o evento, serão oferecidas ainda oficinas voltadas ao segmento audiovisual.
De acordo com o cineasta e produtor do evento, Alberto Sena, ao todo serão 25 premiados, entre melhor documentário, história de ficção, animação e as temáticas LGBT, negro, gonçalense e indígena. Além do que será aclamado pelo júri popular.
Dentro dessas categorias, serão escolhidos o melhor ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, diretor, diretor de arte, diretor de fotografia, roteiro, figurino, trilha sonora e menção honrosa. Neste última, poderá ser concedida a mais de um filme, a critério do júri. Ao todo serão 16 jurados, sendo três deles da Agência Nacional de Cinema (Ancine).