Obra no Barro Vermelho pode ser causa de falta d'água em vários bairros
Reparos já duram dois meses
![Tubulação estourou na Rua Doutor Jurumenha há dois meses e a obra não foi finalizada.](https://cdn.osaogoncalo.com.br/img/normal/30000/1200x720/normal_00038521_00-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.osaogoncalo.com.br%2Fimg%2Fnormal%2F30000%2Fnormal_00038521_00.jpg%3Fxid%3D87296%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1734385452&xid=87296)
Uma obra não finalizada no Barro Vermelho pode ser a causa da falta de abastecimento de água regular em alguns bairros de São Gonçalo. O líder comunitário do Paraíso e assessor parlamentar, Cláudio Sergio de Brito, de 48 anos, não tem dúvidas e afirma que a falta de água é ocasionada pela obra.
De acordo com Cláudio, uma tubulação na Rua Doutor Jurumenha se rompeu e foi preciso abrir parte da rua para o conserto do equipamento, mas a obra já dura dois meses e não tem previsão de término. “As casas da parte alta de bairros como Paraíso, Gradim, Patronato, Neves, Vila Lage, Barro Vermelho, Mangueira e Parada 40 estão sem abastecimento. A água não tem pressão e isso acaba prejudicando o abastecimento em geral. Estimamos que, pelo menos, 15 bairros sofram com isso. Já entramos em contato com a Cedae e, apesar da facilidade de diálogo, não sabemos a previsão para o fim dessa obra. Ao que sabemos, só falta a reposição da pavimentação para conclusão”, disse Claudinho.
Morador da via, Jorge Luiz dos Santos, de 50 anos, disse que os problemas não se resumem a falta de água. “Esse buraco está cheio de água fétida. O cheiro é insuportável. Nos falaram que é água do valão. Estamos sofrendo com os mosquitos. Não podemos mais ficar na frente de casa ou deixar as janelas abertas. Nunca vimos uma situação como essa”, afirmou.
Trindade – Os moradores da Rua Vitória e adjacentes, em Trindade, estão há 25 dias sem abastecimento. Cansado dos problemas na via, o aposentado Edenilson da Silva, 65, fez uma placa para pedir socorro. “Fiz sozinho um reparo na tubulação acreditando que seria o problema. Mas vi que não é. Hoje (ontem), técnicos da Cedae estiveram aqui, olharam e foram embora sem resolver. Por sorte, tenho cisterna que está garantido o abastecimento, mas não sei até quando”, contou.
A assessoria de imprensa da Cedae informou que a obra será finalizada, com recuperação do asfalto, na próxima semana. Em relação a Trindade, a assessoria informou que a longa estiagem diminuiu o nível do rio Guapiaçu-Macacu, onde a companhia capta água para tratamento e distribuição em São Gonçalo, o que reduziu a pressão da água no sistema e, consequentemente, o abastecimento em parte de São Gonçalo. A companhia vem realizando manobras operacionais para reforço do abastecimento nos locais atingidos pela estiagem e pede que moradores evitem o desperdício e consumam água de forma consciente.