Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,0664 | Euro R$ 6,3624
Search

Aposentada cuida voluntariamente de 76 crianças carentes em São Gonçalo

Lar Anjo Rafael existe há 24 anos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de outubro de 2017 - 08:00
Cordelina dos Santos, de 77 anos, comanda há 24 o Lar Anjo Rafael, que funciona com ajuda de voluntários e doações da comunidade
Cordelina dos Santos, de 77 anos, comanda há 24 o Lar Anjo Rafael, que funciona com ajuda de voluntários e doações da comunidade -

Por Marcela Freitas

A modéstia dela é do tamanho de sua generosidade. Assim pode ser definida Cordelina Maria Siqueira dos Santos, de 77 anos, que há 24 realiza um trabalho voluntário com crianças de famílias pobres, em São Gonçalo.

Responsável pelo Lar Anjo Rafael, espaço comunitário sem fins lucrativos, Cordelina cuida atualmente de 76 crianças de 1 a 12 anos, em sua casa, sem receber qualquer quantia por isso. Entretanto, para realizar o trabalho, ela conta apenas com voluntários e doações.

Nem mesmo a doença do marido, diagnosticado com Alzheimer, fez Cordelina desistir de seu trabalho. Ela alugou uma casa próxima a sua creche comunitária e se reveza entre os cuidados com as crianças e o companheiro.

“Não me vejo fazendo outra coisa. Quero terminar os meus dias assim rodeada de crianças. Faço isso sem esperar nada em troca. Recebo amor e dou amor. Foi assim que Deus me ensinou. Não gosto nem de divulgar meu trabalho porque não tenho intenção alguma de aparecer. As ajudas que recebo são pelo boca a boca. Quem me conhece sabe da dedicação e me auxilia. Só busco fazer o bem para a comunidade onde vivo. Se cada um fizer sua parte, o mundo será bem melhor”, comentou Cordelina.

'Compromisso de servir é que me move'

Católica praticante, Cordelina começou a cuidar de crianças, quando trabalhou na pastoral da criança. Com o tempo, ela viu que precisava fazer mais e resolveu doar seu tempo, logo que se aposentou.

“Na pastoral o trabalho era mais de conversa com esses pais. Vi que precisava mudar algo e passei a abrir a minha casa. Já perdi as contas que quantas crianças cuidei. Hoje muitas delas são voluntárias. Me orgulha saber que  a maioria está no bom caminho e com bons empregos. Isso paga tudo”, disse.

 Logo que se aposentou Cordelina, que sempre morou de aluguel comprou um terreno e construiu o espaço comunitário.

“Essa casa foi construída pensando nas crianças. Não sei se meus filhos vão seguir o trabalho (ela tem cinco, sendo um adotado), mas minha parte eu fiz. Tinha um compromisso com Deus de servir e isso me move. Ainda quero ampliar o espaço com a construção de uma biblioteca, sala de atendimento médico, psicológico e de reforço escolar”, afirmou ela que aguarda ajuda para iniciar o projeto.

São servidas três refeições diariamente

No local, as crianças recebem café da manhã, almoço e lanche. A entrada é às 7h e a saída às 17h. O menor no qual a família está mais necessitada às sextas-feiras, leva para casa alimentos para serem preparados aos finais de semana e assim manter uma boa alimentação.

O lar Anjo Rafael conta com a ajuda de voluntários, como do projeto Mais Favor por Amor, que faz visitas frequentes e ainda doa alimentos.

“Pedimos doações através das redes sociais. Além do Lar Anjo Rafael ajudamos o Casa de Ana, na Cerâmica. O projeto começou como uma ação social e hoje tem mais de 30 pessoas atuantes. Nossa ideia é diminuir esse tempo de vistas”, contaram os integrantes do projeto. 

O Lar Anjo Rafael fica na Rua Jaú, na Trindade. O telefone de contato é 2614-2969

Matérias Relacionadas