Prefeitura de Niterói inaugura Ecoponto
Unidade de recolhimento de material reciclável será a nona em funcionamento
A cidade de Niterói ganhará mais um ecoponto de recolhimento de material reciclável na próxima terça-feira (6). A unidade, que será a nona em funcionamento no município, ficará no Centro Social Urbano da Ilha da Conceição, e será inaugurada às 10 horas. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Niterói, através da Companhia de Limpeza Urbana (Clin), com a Enel Distribuição Rio.
Ao entregar o material para reciclagem nos postos, é possível receber um bônus na conta de luz. Qualquer cliente da Enel, pessoa física ou jurídica, pode se cadastrar no programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia em qualquer ponto de coleta e receber o cartão. Após o cadastro, o cliente poderá levar todos os resíduos recicláveis até o ponto de coleta de sua preferência.
Os resíduos que podem ser reciclados com o projeto são: papel e papelão; garrafas PET e latas de cerveja e refrigerante. Todo o material é pesado e o valor em bônus é creditado automaticamente na conta de energia. Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. É possível realizar quantas trocas quiser durante o mês.
Mais de 4.800 pessoas estão cadastradas nos pontos de entrega voluntária disponibilizados em oito bairros. O material mais arrecadado nesses pontos, de acordo com o presidente da Clin, Luiz Fróes, é o papel. E, em segundo lugar, está o plástico. Fróes lembra que a parceria com a Enel neste projeto começou em 2008 e destaca a sua importância, uma vez que motiva as pessoas a fazerem a correta separação e o descarte adequado dos resíduos.
“É fundamental que a população exerça sua cidadania adotando esta prática consciente para o descarte correto de resíduos. Os ecopontos funcionam como mais um incentivo para esta prática. O destino adequado dos resíduos é de extrema importância para o meio ambiente”, afirma Fróes, ressaltando que Niterói ocupa o primeiro lugar no Estado do Rio e o segundo no ranking nacional do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu).
O Programa de Sustentabilidade da Enel foi criado em 2007 e estimula a troca de resíduos recicláveis por bônus na conta de energia. A iniciativa tem como objetivo contribuir para a preservação ambiental, na medida em que garante a destinação correta de materiais recicláveis, como papel, plástico e metal. Desde o início do projeto no estado do Rio, cerca de oito mil toneladas de resíduos foram transformadas em mais de R$ 1,7 milhão de bônus na conta de luz de 45 mil clientes da Enel Distribuição Rio.