Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 6,0664 | Euro R$ 6,3624
Search

Fábrica de máscaras em SG fecha depois de 61 anos

Condal era famosa por produções para o Carnaval

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de janeiro de 2019 - 09:59
Fábrica de máscaras que fez história em São Gonçalo está de portas fechadas este ano
Fábrica de máscaras que fez história em São Gonçalo está de portas fechadas este ano -

Preste a completar 61 anos, de fundação, a Condal fábrica de máscaras, localizada na Covanca, em São Gonçalo, deixa pela primeira vez de produzir e abrilhantar o Carnaval, no Brasil e no mundo.

Criada em 1958 pelo artista plástico Armando Valles, a Condal passou a ser administrada pela esposa Olga Gilbert Huch em 2007, ano de seu falecimento. Dez anos depois, Olga passou o controle da fábrica para o artista plástico Gabriel Barros, de 29 anos, que cuidava da produção de arte do local desde 2013.

Entretanto, após um ano à frente do negócio, Gabriel preferiu não continuar com as produções e, portanto, este ano, as portas da Condal estão fechadas. Procurado por nossa equipe de reportagem, Gabriel se limitou a dizer que a fábrica fechou, mas que as questões burocráticas estão a cargo da família de Valles.

“Eu abri minha fábrica de produtos artesanais em Duque de Caxias”, disse Gabriel sem dar maiores detalhes.

O SÃO GONÇALO tentou por alguns dias entrar em contato Olga, para saber sobre o futuro da empresa, mas o telefone estava desligado.

História de origem catalã

A Fábrica Condal Comércio e Indústria foi criada pelo catalão Armando Valles, artista plástico e professor de escultura na Universidade de Barcelona, falecido em 2007. Nascido na Espanha, Armando veio morar no Brasil a convite da extinta fábrica de brinquedos, Fama, onde hoje é o Hospital Menino de Deus, na região central da cidade. E em seu emprego na região, ele criava bonecas. Já ambientado em solo brasileiro, o espanhol viu uma chance de negócio no carnaval, ao perceber que os foliões não utilizavam máscaras que era um adereço comum em seu país. Com esta ideia, passou a criar suas primeiras máscaras, ainda bem artesanais. Já no ano de 1958, Valles, fundou a Condal (alcunha da qual Barcelona também é conhecida na Espanha).

A partir 1975 a Condal, que sempre permaneceu no mesmo endereço, passou a figurar no mercado internacional e convivia com a forte concorrência chinesa. Com o sucesso ganhou o título honorário de cidadão gonçalense, em 1980. E além do período da folia, com o tempo, a empresa passou atuar no segmento de confecção de fantasias e máscaras para festa junina e Halloween.

Matérias Relacionadas