São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá ganharão mais 103 ônibus climatizados
Carros farão linhas intermunicipais partindo desses municípios
Os passageiros de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá que seguem diariamente para Niterói e Rio de Janeiro vão ganhar ainda este mês 103 novos ônibus com ar condicionado. Os veículos fazem parte da renovação de frota das empresas Rio Ita e Auto Ônibus Fagundes, que percorrem linhas intermunicipais entre as cidades do Leste Fluminense e o Rio de Janeiro.
Os novos veículos zero km se juntam as outras 183 unidades que foram recebidas em 2018, totalizando 286 novos ônibus em operação desde o ano passado, beneficiando mais de dois milhões de pessoas na região.
Com a nova frota em circulação, 71% dos ônibus da Auto Ônibus Fagundes passarão a ter ar condicionado. Já na Rio Ita, o índice já chega a 43%. Segundo o gerente geral do Centro Sistêmico Operacional - CSO das duas empresas, Cássio Santana, os veículos serão distribuídos por diversas rotas.
“Vamos alcançar uma boa cobertura de ônibus refrigerados nas linhas. Inclusive, em algumas delas, teremos 100% da operação com esse tipo de veículo’’, disse Santana, reforçando que o investimento reafirma o compromisso das empresas em buscar constantemente qualidade no transporte público entre as cidades.
Os ônibus adquiridos possuem 41 poltronas acolchoadas com maior espaçamento entre elas, sendo parte preferencial a pessoas portadoras de passes especiais, como idosos e gestantes, e um assento destinado a pessoas obesas. São dotados de suportes pega-mão para quem viaja em pé e elevadores semiautomáticos para o embarque de pessoas com mobilidade reduzida, além de área reservada para acomodação da cadeira de rodas e cão guia acompanhante. Os coletivos contam ainda com câmeras de monitoramento, GPS e também são menos poluentes, já que possuem motorização dentro das normas do sistema EURO 5.