Bairro São Joaquim sofre com falta de pavimentação
Moradores relatam abandono

Por Rafaela Batista e Cyntia Fonseca
Moradores do bairro Retiro São Joaquim, em Itaboraí, relatam estar abandonados pelo poder público, em especial aqueles que moram na Rua Barão de Itapacora. Sem asfalto, sem saneamento básico, sem água e com pouca iluminação há tanto tempo, os populares contam que já perderam as contas.
Moradora do bairro há 25 anos, uma dona de casa que preferiu não ser ser identificada, relatou que as consequências do descaso são notadas faça chuva ou faça sol.
“Aqui não temos para onde fugir, se você está no verão, com aquele sol, você come poeira, e se está nessa época do ano, com bastante chuva, você come lama. Todos os moradores de Itaboraí estão insatisfeitos com esse governo. O pobre só se ‘lasca’. Porque choveu, lameou. Ou seja, não conseguimos andar”, desabafou a moradora.
Além da falta de pavimentação, os populares dizem sofrer também com a falta de saneamento básico e abastecimento de água. Além disso, quando levam os problemas à Prefeitura, a resposta é sempre a mesma, segundo os moradores: ‘sua rua consta que está asfalta no sistema da prefeitura’.
A Secretaria Municipal de Obras informou “que mesmo constando nesse cadastro mencionado, isso não impede que obras sejam realizadas nessas ruas. Essa rua em específico não tem previsão para receber pavimentação, mas mesmo assim mandaremos uma equipe até o local para checar a questão do saneamento, e se possível fazer com recursos próprios alguma melhoria. Hoje, a prefeitura realiza, em parceria com convênios do governo federal, a pavimentação de 140 ruas e informa que assim que formalizado novo convênio, a secretaria vai incluir esse endereço na programação”.