Consumidor deve gastar média de R$ 626 na Black Friday este ano
Intenção de compras aumentou em 58% comparado ao ano passado
Faltam duas semanas para o período de compras mais agitado de todo o mundo. A Black Friday vem crescendo tanto nos últimos anos que em 2018 conseguiu atingir cerca de 2,1 bilhões de vendas antes mesmo da noite de quinta para sexta-feira virar, o que representa um marco para a temporada de descontos se considerarmos que este foi o valor atingido durante todo o evento de 2017, de acordo com a Ebit | Nielsen. A empresa sugere que o ticket médio de gastos este ano seja de R$626. As informações foram divulgadas inicialmente pela Cuponation.
Para 2019, o levantamento da empresa estipula um aumento de 15% em compras comparado ao ano passado, podendo chegar a 4,91 milhões de pedidos. A estimativa é de que a edição deste ano garanta por volta de 3 bilhões de reais.
Um estudo divulgado pelo Social Miner registrou que os e-commerces tiveram acesso de visitas no segundo semestre de 2018, e que só a Black Friday representou 1,88% do volume final de visitas - 6,5x maior que os dados registrados no Dia do Consumidor, que acontece em março e é considerado o segundo evento do ano com maior tráfego paraas marcas.
Como confirmação de vendas prósperas, o Think With Google divulgou recentemente que no ano passado a intenção de consumo do público cresceu cerca de 2,5% entre setembro e o final do ano, e que a projeção para este ano é fazer com que esse número seja ultrapassado.
Segundo o Social Miner, as cinco categorias mais procuradas na última edição da Black Friday foram Beleza e Saúde (35,78%), Moda (17,89%), Informática (14,35%), Multicategorias (9,12%) e Bebidas (6,38%). Para este ano, a Ebit | Nielsen não traçou somente as categorias que serão acessadas, mas também as porcentagens de tráfegos de cada uma, sendo as cinco primeiras eletrônicos - televisão e computadores - (41%), eletrodomésticos (35%), celulares (27%), informática (25%) e moda (25%). Confira os rankings completos no infográfico interativo.
Um modelo de economia muito buscado pelos compradores nos últimos anos é fazer compras com cupons aplicados - como aqueles encontrados no site do Cuponation -, já que os descontos se somam com as promoções existentes no produto ou categoria.