De SG para o mundo: cantores gonçalenses falam sobre participação no The Voice
Júlia Tavares, Luiz Ricardo, Clara Lima e Gau Silva são nossas estrelas
Por Ana Carolina Moraes*
Em São Gonçalo, diversas pessoas sonham em conseguir mostrar o seu talento com a música e se tornarem cantores profissionais. Quatro gonçalenses tiveram a chance de dar o primeiro passo para uma carreira nacional no programa The Voice, da Rede Globo. Júlia Tavares, Luiz Ricardo, Clara Lima e Gau Silva contam sua experiência no programa e como foi importante para eles representar a terra do santo violeiro.
Júlia Tavares já era conhecida na TV antes de participar do The Voice Kids, em 2017. A jovem ganhou o Ídolos Kids, no SBT, em 2013, e também participou do programa da Sabrina Sato para homenagear uma das juradas do Ídolos, a cantora Kelly Key. Em 2017, Júlia se inscreveu no The Voice com o auxílio de sua família. Júlia deixou o programa durante a etapa dos shows ao vivo. No entanto, ela, que teve como técnica Ivete Sangalo, disse que adorou ser pupila da musa.
“Eu escolhi a Ivete para ser minha técnica, pois minha mãe sempre foi fã dela e eu cresci ouvindo suas músicas. E fiquei feliz com a minha escolha, pois a Ivete é uma “mãezona”. Júlia também cantou músicas como Diamonds da Rihanna na fase das batalhas e a música piloto automático da banda Supercombo na fase dos shows ao vivo.
Júlia contou que após o The Voice ela sofreu com a perda de sua mãe. “Meu pai sempre foi ausente, ele mora na Paraíba desde os meus 2 anos. Minha mãe foi pai e mãe e sempre me apoiou. Mas em junho de 2018, ela ficou doente e faleceu, mas eu guardo um legado muito grande dela. Ela me apoiava muito em tudo e ela ia comigo na loucura. Tive que crescer muito rápido, mas hoje tenho o apoio dos meus irmãos”, disse a jovem moradora de Nova Cidade.
Júlia hoje focou sua carreira no teatro e, principalmente, em musicais. A jovem não descarta a participação em outro programa musical, mas ainda não está centrada nisso. Para quem quiser conhecer mais sobre a Júlia, basta seguir ela no Instagram (@juliatava) e no Facebook (Júlia Tavares).
Quem também participou do The Voice Kids junto com Júlia foi Luiz Ricardo, de 17 anos. O jovem já era conhecido no município de São Gonçalo, principalmente em Gradim, que é onde ele mora, por seus vídeos cantando. Em 2012, Luiz Ricardo cantou no programa Máquina da Fama, no SBT, e no Programa da Xuxa. Luiz conta como escolheu participar do The Voice.
“Quando eu me inscrevi no programa, eu preenchi um formulário com muita coisa. Depois disso, eu mandei dois vídeos cantando. Eles me enviaram um e-mail falando que eu passei e com o horário e o local da seletiva”, contou ele que foi escolhido pelos técnicos Victor e Léo ao cantar a música tema do filme Tarzan, No meu coração você vai sempre estar.
Ele acabou deixando o programa na fase das Batalhas, onde ele competia com outros participantes do programa cantando a música One Last Time da Ariana Grande. O The Voice abriu diversas portas para o jovem. Depois do programa, Luiz Ricardo cantou em diversos locais, como o Teatro NET São Paulo e o Teatro Amazonas.
Hoje, Luiz Ricardo foca em terminar o seu ensino médio. No entanto, ele não abandonou a carreira musical. “Eu faço dança atualmente e pretendo aprimorar a dança. Pretendo fazer aula de técnica vocal e tentar vídeos no Youtube”, contou o jovem que sempre posta vídeos cantando em seu Instagram. Para quem quiser saber mais sobre Luiz Ricardo, basta seguir ele no Facebook (Luiz Ricardo) ou no Instagram (@euluizricardo).
A pequena Clara Lima, de 12 anos, foi a última gonçalense a participar do programa. Ela esteve na edição do The Voice Kids de 2019. Clara contou que sempre sonhou em ser cantora e começou a fazer aula de canto aos 9 anos.
"Até que a minha mãe deu a ideia de eu me inscrever no programa. Depois que me inscrevi, me mandaram e-mail para as seletivas e acabou dando certo. Até que chegou nas audições às cegas e eu nem acreditei", contou ela. A pequena cativou o técnico Carlinhos Brown ao cantar a música No One, de Alicia Keys, nas audições às cegas. Clara deixou o programa na fase das batalhas. Depois do The VoicE Kids, Clara recebeu convite para participar de diversos meios artísticos, como aula de canto e de dança.
Clara conta que depois do The Voice Kids, ela recebeu o convite para aulas de canto e de dança. Atualmente, ela continua batalhando por seu sonho de ser cantora.
“Eu pretendo ser cantora, se der tudo certo. Vou batalhar por isso, porque é meu sonho e eu quero que se realize. Nada me faz mais feliz do que cantar e eu quero levar isso para a vida”, disse a jovem que continua fazendo aula de canto. Quem quiser acompanhar Clara, basta seguir as jovens no Facebook (Clara Lima) ou no Instagram (@claralima_oficial).
Uma das representantes do município na versão adulta do The Voice Kids é Gau Silva, de 35 anos. Ela participou da 4° edição do programa, em 2015. “Eu já havia me inscrito no programa, mas não fui chamada. Até que eu gravei a música Negra Ângela com meu ex-cunhado e viralizou. Depois disso, o produtor musical do Ferrugem, Lincoln Lima e o próprio Ferrugem viram o meu vídeo e perguntaram se eu tinha vontade de participar do The Voice e eu disse que tinha. Os dias se passaram até que me ligaram e me chamaram para a pré-seleção na Barra, eu passei e fui para a audição às cegas”, contou Gau.
Gau conta que Brown virou um de seus amigos e ajudou ela a superar fases difíceis tanto dentro quanto fora do programa. "Depois do The Voice eu caí em uma depressão e tudo que ele falou para mim no programa me ajudou a superar essa fase. O Brown me ajudou com a energia, um cara que está perto de você e não tem como você ficar mal”, disse ela. Gau acabou deixando o The Voice nas quartas de final.
Atualmente, Gau segue com dois projetos: com o Grupo Nuance, que canta músicas de todos os tipos em casamentos e com sua carreira paralela, que é o samba, participando de rodas de samba e feijoadas. A cantora hoje também está aperfeiçoando seu inglês e descobriu que pode ser bem mais do que imaginava.
“Eu que tinha autoestima baixa, vi que consegui fazer outras coisas e fazer bem, com o inglês e outros ritmos musicais”, contou ela. Quem quiser saber um pouco mais sobre a Gau, basta seguir ela no Instagram (@gau.silva.75) ou no Facebook (Gau Silva).
*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas