Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6728 | Euro R$ 6,113
Search

Guanabara suspende rotas de ônibus para o Jockey e Jardim Catarina

Supermercado alegou ser uma estratégia da rede

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de janeiro de 2020 - 14:07
Ônibus do supermercado Guanabara não terá mais rotas para Jockey e Jardim Catarina
Ônibus do supermercado Guanabara não terá mais rotas para Jockey e Jardim Catarina -

Por Thalita Queiroz* 

Moradores dos bairros Jockey e Jardim Catarina, em São Gonçalo, não terão mais como contar com o ônibus gratuito oferecido pelo supermercado Guanabara, em São Gonçalo, para chegarem até seus destinos. Ainda não se sabe ao certo qual foi o principal motivo, mas os moradores relatam que as constantes depredações dos veículos e a violência que o bairro está oferecendo, contribuíram para esta situação.

A iniciativa, que começou em 2014 com o supermercado, caiu no gosto da população e ainda é visto como um meio que facilita muito para quem não tem carro particular para fazer as compras do mês. Nenhum valor é cobrado e qualquer cliente Guanabara, que esteja indo para o estabelecimento ou saindo dele, pode usar de forma gratuita.

No começo, os ônibus tinham rotas para os bairros do Jockey, Jardim Catarina, Vila Três, Alcântara, Mutondo, Sacramento. Agora, apenas 4 rotas estão em circulação, sendo elas: Vila Três, Alcântara, Mutondo, Sacramento.

Moradores do jockey foram até as redes sociais para falar sobre o cancelamento da rota. "Eles já haviam colocado um ônibus inferior aos outros pois o do Jockey estava muito danificado. A última vez que andei [no ônibus] um passageiro discutiu com o motorista a respeito do ar, o motorista falou para ele que tinha que agradecer por terem aquele ainda, pois a empresa ia tirar de vez, mas decidiram deixar até janeiro", escreveu um morador.

Há também relato de outros moradores contando que tinham pessoas que defecavam e urinavam no veículo. Para quem dependia desse transporte, o sentimento que fica é de mais uma perda para ambos os bairros, já que a violência tomou conta do lugar. "Nosso bairro está cada vez de mal a pior, para quem mora aqui desde nascido pode ver o quanto nosso bairro se acabou", disse um morador do Jockey.

Um morador do Jardim Catarina, que acredita que a suspensão da rota esteja ligada diretamente à violência do lugar, fez um desabafo. "Eu acho uma afronta o tráfico atrapalhar a vida da população e infelizmente temos que aceitar. Meu tio costuma usar o ônibus para fazer as compras e isso ajudava bastante, já que para chegar no Guanabara de São Gonçalo, ele precisa pegar duas conduções para ir e duas para voltar".

A assessoria do supermercado Guanabara esclareceu que "o Expresso Guanabara continua sendo disponibilizado para os clientes da filial de São Gonçalo, nas rotas Mutondo, Trindade, Alcântara e Sacramento. Por decisões estratégicas da rede, as rotas Jardim Catarina e Jockey foram descontinuadas".

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas

Matérias Relacionadas