Imagem de N. S. da Conceição fica intacta após incêndio no barracão da Viradouro
Troféu do vice-campeonato de 2019 ('...Das cinzas voltar, nas cinzas vencer') também não sofreu avarias
Em plena pandemia do novo coronavírus (covid-19) há muitas incertezas aos trabalhadores de todo o Brasil e não seria diferente para quem trabalha com carnaval, que é uma festa que gera inúmeros empregos diretos e indiretos. No dia 30 de abril, um susto acometeu a comunidade e torcedores Unidos do Viradouro, já que houve incêndio (sem vítimas) no barracão da escola niteroiense situada na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio.
Hoje pela manhã, por meio das redes sociais, a agremiação de Niterói, atual campeã do carnaval carioca, compartilhou ma mensagem de seu presidente, Marcelinho Calil, sobre dois fatos marcantes e simbólicos que ocorrera no barracão. Após o incêndio a imagem de Nossa Senhora da Conceição e o título do troféu do vice-campeonato de 2019 ('...das cinzas voltar, nas cinzas vencer') também não sofreram avarias.
"Como muitos sabem, na última semana nosso barracão sofreu um incêndio. Graças a Deus, não tivemos vítimas. Desde então, temos trabalhado incansavelmente para reconstruir nossa casa que ficará à altura dessa instituição, novamente. Quem me conhece ou me acompanha por aqui sabe que não procuro compartilhar notícias pouco agradáveis, mas abro um exceção nesse caso, pois a mensagem que quero deixar aqui vai além das dolorosas - mas secundárias - perdas que sofremos. Ao chegar no terceiro andar, onde estavam as salas da presidência, da direção de carnaval e a parte administrativa da escola, me deparei com algumas situações bem marcantes. A primeira delas foi ver o troféu de 2019 (“...das cinzas voltar, nas cinzas vencer”) que eu havia deixado em cima da mesa para fazer uma limpeza, de pé, intacto. A segunda, ocorreu ao ver de longe um cavalete de madeira com a imagem de Nossa Senhora Aparecida (que os carnavalescos subiram havia poucos dias) inteiro, rodeado de cinzas e objetos completamente queimados. A terceira, o altar de madeira de Nossa Senhora da Conceição, que as ganhadeiras trouxeram na véspera do desfile e que coloquei num recuo de gesso, atrás da minha cadeira de trabalho, em perfeito estado. Ao redor dele, igualmente, cinzas e mais cinzas. Não vou negar que é difícil ver, todos os dias, tudo do jeito que ainda está. Mas a verdadeira mensagem que quero deixar nessa postagem é de fé e confiança. Agradeço a Deus por ninguém ter se machucado e por ter grandes profissionais e amigos, sempre dispostos, como companheiros de jornada nessa reconstrução. Tudo que foi perdido podemos e vamos recuperar. Família Viradouro, temos muito a fazer! Nessa casa voltamos das cinzas, vencemos nas cinzas e com muito amor e trabalho, seguiremos. Peço que confiem em nós, mais uma vez. Não há tristeza que vá suportar a alegria de ver nossa casa arrumada novamente. Estamos em obras! Avante!", escreveu Marcelinho.
Para tentar conquistar o tri-campeonato no carnaval do ano que vem, a vermelho e branco, terá o enredo: "Não há tristeza que possa suportar tanta alegria".
Confira a publicação no Facebook
Para tentar conquistar o tri-campeonato no carnaval do ano que vem, a vermelho e branco, terá o enredo: "Não há tristeza que possa suportar tanta alegria".
Veja vídeo do incêndio no barracão da Viradouro na Cidade do Samba