Baleia jubarte é encontrada morta em praia de Maricá
Animal estava em estado avançado de decomposição
Uma baleia jubarte foi encontrada morta neste sábado(5) na praia da Restinga, em Maricá. O animal, que mede cerca de 10 metros, foi arrastado até a areia.
Equipes do projeto Mamíferos Aquáticos ( Maqua) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e técnicos da Defesa Civil de Maricá foram para o local.Eles verificaram que quando a baleia encalhou na praia ela já estava morta e em estado avançado de decomposição.
Curiosidade
Conhecida também como baleia corcunda, a baleia jubarte é chamada pelos cientistas de Megaptera novaeangliae. Quando salta, elevando seu corpo quase completamente para fora d’água, por alguns segundos ela parece querer vencer a gravidade e alçar vôo. Neste momento, suas longas nadadeiras peitorais, que chegam a medir até 1/3 de seu comprimento total, poderiam ser comparadas às asas de um pássaro. Esta é a origem do nome Megaptera, que em grego antigo significa “grandes asas”, enquanto "novaeangliae" fala do primeiro local onde foi registrada a espécie, Nova Inglaterra. Quem observa uma jubarte saltando fica fascinado com a beleza do espetáculo, mas com certeza ficaria ainda mais impressionado ao descobrir que aquele corpo que se projeta no ar pode pesar de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento.