Centro de Estudos da APA da Estâncias de Pendotiba será inaugurado no dia 4 em SG
O projeto abrigará uma edificação destinada a abrigar a sede da Área de Proteção Ambiental, além de oferecer atividades comunitárias e de educação ambiental
A partir do próximo domingo (4), dia do padroeiro da Ecologia, São Francisco de Assis, moradores de São Gonçalo ganham um novo local de lazer, turismo ecológico e um centro de estudos na área da sustentabilidade.Situado na Área de Preservação Ambiental (Apa) de Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, na Rua Matildes Péres Manoel, 2 São Gonçalo. O local estará aberto ao público a partir das 10:00 horas da manhã com um ato de ação de graças em homenagem às vítimas do COVID 19.
Fruto de uma parceria entre a C.A.C. Engenharia, empresa que atua a mais de 10 anos na execução de projetos de habitação de baixo custo e alta qualidade, e a Prefeitura de São Gonçalo, o projeto abrigará um Centro de Referência de Estudos da APA de Estâncias de Pendotiba, uma edificação de aproximadamente 200m2 de área construída destinada a abrigar a administração da APA, além de oferecer apoio a atividades comunitárias e de educação ambiental. O município, após a implementação da Política de Gestão de Áreas Verdes, sai de apenas 4% de áreas protegidas para 19% em 2020.
Além disso, a população ganha uma obra do grafiteiro gonçalense Marcelo Eco, considerado um dos 10 maiores grafiteiros do país. Atualmente, Marcelo mora em São Paulo, mas grande parte de sua formação artística foi enquanto vivia em sua cidade natal, mostrando sua grande paixão e relação com São Gonçalo, e se mostra sempre muito entusiasmado de realizar trabalhos no município. Para o atual subsecretário de Meio Ambiente e biólogo, Gláucio Teixeira Brandão.
“O artista vê o homem como parte integrante do meio ambiente, nem mais, nem menos que outras espécies. A obra representa a ressignificação das relações humanas com o ecossistema a sua volta, através do respeito à coexistência e da empatia”, afirmou. A entrada ao local é gratuita e todos os participantes deverão respeitar as medidas de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus em vigor.