Vaticano diz que declaração do Papa sobre união gay foi retirada de contexto
Documentário exibido em outubro teria cortado frase completa do Pontífice

O Vaticano emitiu uma nota se posicionando sobre as declarações do Papa Francisco em relação às leis de união civil entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Santa Sé, a declaração do Pontífice foi colocada fora de contexto e que a igreja católica não mudou em nenhum momento o seu posicionamento sobre a união entre homossexuais.
No documentário exibido no dia 21 de outubro, no Festival de Cinema de Roma, na Itália, o pontífice teria declarado: "Ninguém deverá ser descartado ou ser infeliz por isso. O que precisamos criar é uma lei de união civil. Dessa forma eles são legalmente contemplados. Eu defendi isso". De acordo com o Vaticano, foi neste momento que sua declaração foi colocada fora do contexto da conversa.
Na versão do Vaticano, este momento da entrevista o Papa estaria se referindo às leis de união civil, que alguns países promulgaram para regular benefícios, como plano de saúde. Ainda de acordo com a nota, Francisco teria dito: "falar em casamento entre pessoas do mesmo sexo é algo incongruente", frase esta que teria sido cortada do documentário.
"Há mais de um ano, durante uma entrevista, o papa Francisco respondeu duas perguntas distintas em dois momentos diferentes que, no mencionado documentário, foram editadas e publicadas como uma só resposta, sem a devida contextualização, o que gerou confusão", explica a nota interna do Vaticano.