Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,6788 | Euro R$ 6,1388
Search

São Gonçalo teve média de seis enterros por dia por causa da Covid-19, no mês novembro

Levantamento tem base em informações da Prefeitura e dos cemitérios particulares da cidade

relogio min de leitura | Escrito por Thalita Queiroz | 03 de dezembro de 2020 - 17:57
Levantamento aponto aumento no número de sepultamentos no município de São Gonçalo
Levantamento aponto aumento no número de sepultamentos no município de São Gonçalo -

Um levantamento realizado pelo OSG, mostra que a cidade de São Gonçalo voltou a apresentar números altos de sepultamentos diários no mês de novembro. Por dia, em média, cinco pessoas foram enterradas com o diagnóstico de Covid-19 na cidade. A pesquisa foi realizada com base nos dados fornecidos pela Prefeitura do município e pelos dois cemitérios particulares da cidade, o Cemitério Parque da Paz e o Memorial Parque Nycteroy.

10ª Edição do Mapa de Risco do estado do Rio
10ª Edição do Mapa de Risco do estado do Rio |  Foto: Governo Federal
 

Os dados atualizados mostram que a região gonçalense, sinalizada em destaque no mapa de risco do coronavírus da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, retornou aos números preocupantes de contágio apresentados no começo da pandemia causada pelo vírus.

A título de comparação, em junho, a média de sepultamentos por dia chegou a 35, considerando qualquer causa de morte, este número caiu em setembro para 28, e em outubro chegou a ter 27 sepultamento diários.

Já em novembro, mês marcado por flexibilização do comércio, em que cinemas já haviam retornado com o funcionamento, por exemplo, e pelo relaxamento da população com os cuidados de higienização, o número de sepultamentos chegou a 36 enterros diários, número maior do que no mês de maio, período considerado ‘pico’ do vírus. Foram 1065 mortes em novembro, sendo 151 mortes por coronavírus. Em 2019, São Gonçalo teve 751 mortes em novembro, uma média de 25 enterros por dia, 11 a menos do que este ano.

Veja a análise completa

Em setembro, foram realizados 858 sepultamentos, sendo 79 identificados como covid-19. Em relação a 2019, esse mesmo mês não passou de 809 sepultamentos, 49 a menos do que em 2020. Em outubro, foram 833 sepultamentos, sendo 76 diagnosticados com o vírus. Em relação a a 2019, o mês de outubro não passou de 730 enterros, 103 sepultamentos a menos.

Em novembro, como já foi citado anteriormente, o total de mortes disparou, chegando a 1065 sepultamentos, sendo 151 confirmadas com covid-19. No mesmo mês, em 2019, os cemitérios calcularam 751 sepultamentos, ou seja, 314 a menos do que neste ano.

São Gonçalo ensaiou um maior 'aperto' nas medidas de isolamento

No final de novembro, diante do aumento da taxa de contaminação e de mortes diárias, a Prefeitura decretou o fechamento de atividade consideradas não essenciais até o dia 27, e prorrogou até o dia 30 de novembro. Mas o município parece não ter levado muito a sério o apertamento de medidas mais rigorosas. Eventos continuaram a acontecer na cidade e comércios seguiram de portas abertas.

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo teve média de seis enterros por dia por causa da Covid-19, no mês novembro
 

Segundo a Saúde de São Gonçalo, 90% dos leitos estão ocupados e o boletim informativo diário voltou a indicar aumento no número de mortes. De acordo com o último boletim publicado na quarta (2), já são 784 vidas perdidas por causa do vírus e 24.073 casos confirmados.

Matérias Relacionadas