Mapa de risco da Covid-19 aponta alto risco de contaminação no estado do Rio
Cerca de cinco das nove regiões do estado estão com bandeira vermelha
Em sua 12° atualização, lançada nesta última quarta-feira (23) pela Secretaria Estadual de Saúde, através do setor Extraordinário de Covid-19, o Mapa de risco da Covid-19 classificou o Rio como bandeira vermelha, ou seja, alto risco de contaminação.
Desde os altos índices registrados pelo monitoramento inicialmente em julho, é a primeira vez que a classificação chega a esse nível.
Das nove regiões em que o estado foi dividido, cinco delas apresentam a bandeira vermelha e são elas: Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana, Norte, e Noroeste, que concentram 75,58% da população do estado.
Quanto as regiões Centro-Sul, Baixada Litorânea, Médio Paraíba e Metropolitana II estão em bandeira laranja, apontando risco moderado de contaminação da doença.
A análise foi feita sobre a comparação das Semanas Epidemiológicas 49 (de 29 de novembro a 05 de dezembro) e a 47 (de 15 a 21 de novembro).
As recomendações de isolamento social são instituídas de acordo com cada nível de risco, representado pelas cores da bandeira, que vão de roxo, o nível maia alto, vermelho, laranja, amarelo e verde.