Prefeitura de Itaboraí cria nova moeda social
‘Pedra Bonita’ foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, criou o Programa Moeda Social Pedra Bonita de Itaboraí com o intuito de fortalecer a economia local, impactada pela pandemia da Covid-19. O projeto foi encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores e aprovado por unanimidade, em uma sessão extraordinária.
O programa ‘Pedra Bonita’ será executado em três etapas: Renda Básica da Cidadania (RBC); Comercialização Solidária e Educação Solidária. O repasse e a aplicação de recursos para implementar o projeto serão destinados pelo Fundo Banco Comunitário Popular de Itaboraí, o qual a prefeitura cita a criação. O Banco que será responsável pela implementação do programa, o município também visa a instauração do Conselho Municipal de Economia Solidária de Itaboraí.
“Estamos trabalhando incansavelmente para colocar a moeda social para funcionar o quanto antes na nossa cidade. É um marco que já deu certo em outras cidades, como Maricá. Esse programa faz com que a economia local gire, se você investe mil reais, esse dinheiro fica na cidade, porque você não pode pegar o cartão e gastar em outro município. Vai ter gastar no seu bairro, na sua comunidade e fazer esse dinheiro girar na sua região”, disse Delaroli.