Felipe Toledo cai para "zebra" e está eliminado do surf olímpico
O bi campeão mundial foi derrotado por japonês que nunca esteve na elite do esporte
Um dos grandes nomes da atual geração do surf brasileiro, Felipe Toledo foi eliminado dos jogos olímpicos, após perder nas oitavas de final para o japonês Reo Inaba nesta segunda feira (29), em Teahupoo, na Polinésia Francesa.
Diferentemente do inicio da competição, o mar estava com ondas maiores e mais fortes, fazendo com que os dois atletas tivessem suas pranchas quebradas nas primeiras tentativas de manobras. Insatisfeito com a própria atuação, o bi campeão mundial disse em entrevista após eliminação: "Essa dói um pouco mais, né? Bateria teoricamente fácil, ele errou bastante e eu fiquei na indecisão de qual era a onda boa. No surfe, não tem 'se', a gente não conta com isso. Era para ser assim".
O japonês de 27 anos participa de competições da WSL (Liga Mundial de Surf), desde 2012 mas nunca esteve na elite do surf mundial, na qual Toledo é bi campeão, e até os jogos sua melhor performance da carreira tinha sido uma 59ª colocação no Challenger Series de 2022, competição que corresponde à divisão de acesso ao Circuito Mundial. Em 2023, ele sequer se classificou para a disputa, ficando apenas nas etapas regionais.
Leia também:
Brasil "atropela" o Quênia em estreia do vôlei feminino
Homem preso por ameaçar pessoas em Niterói é suspeito de matar pastora
Reo Inaba seguirá para as quartas de final onde enfrentará o peruano Alonso Correa. Ao se despedir da competição Toledo disse estar feliz por sua participação, mesmo com a eliminação precoce e fez observações sobre o esporte:
"Mas o surfe é assim, um dia você está fazendo uma nota nove, e no outro está batalhando para avançar no último minuto. Acho que quando a galera começar a entender que o que a gente faz lá fora é tão difícil, tão incrível, acho que o surfe será mais valorizado. Estou feliz por representar nosso país, minha família, nossos amigos. Agora é torcer para o time brasileiro".