Brasileiro é preso acusado de esfaquear 3 pessoas na Irlanda
Gabriel Valladares foi acusado de esfaquear 3 no centro da capital da Irlanda, no último fim de semana; motivo ainda é desconhecido.
![O brasileiro Gabriel Ferreira Motta Valladares, 29, foi preso na noite de segunda-feira](https://cdn.osaogoncalo.com.br/img/Artigo-Destaque/150000/1200x720/Brasileiro-e-preso-acusado-de-esfaquear-3-pessoas-0015285600202502111746-ScaleDownProportional.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.osaogoncalo.com.br%2Fimg%2FArtigo-Destaque%2F150000%2FBrasileiro-e-preso-acusado-de-esfaquear-3-pessoas-0015285600202502111746.png%3Fxid%3D660263%26resize%3D1000%252C500%26t%3D1739306806&xid=660263)
O brasileiro Gabriel Ferreira Motta Valladares, de 29 anos, foi preso na noite de segunda-feira (10/2) pela polícia irlandesa, acusado de esfaquear três pessoas no centro de Dublin, capital da Irlanda, no último fim de semana.
Três homens com idades entre 20 e 50 anos ficaram feridos no ataque ocorrido nos arredores de Stoneybatter, região central de Dublin, na tarde do domingo (9/2).
Segundo a polícia, os três estão sendo tratados por ferimentos graves, mas não correm risco de morte. As vítimas seguem internadas, segundo o último boletim médico publicado pelas autoridades irlandesas publicado nesta terça-feira.
Natural do Rio de Janeiro, Valladares reside em Dublin desde 2022. De acordo com as autoridades locais, ele utilizou uma faca e uma tesoura para cometer os ataques.
Uma das vítimas teria sido atacada na porta de casa, enquanto outra, quando passava pela rua de bicicleta, disseram as testemunhas.
O brasileiro compareceu diante de um juiz nesta terça-feira e foi informado sobre seu indiciamento por quatro acusações.
O detetive responsável pelo caso informou que, ao ser questionado sobre os crimes, Gabriel declarou: "Eu estava com medo de ser morto".
Segundo o The Irish Times, o advogado de Valladares não fez um pedido por sua soltura sob fiança, mas solicitou atendimento médico imediato ao seu cliente.
O juiz ordenou que o brasileiro receba tratamento e que ele seja mantido preso pelo menos até a próxima audiência judicial, marcada para o dia 18 de fevereiro.
A BBC News Brasil tentou contato com o advogado de Valladares, mas não recebeu uma resposta até a publicação desta reportagem.
A família de Valladares, é de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Em entrevista à BBC News Brasil, a mãe, Fátima Regina, revelou que o filho tem problemas psiquiátricos diagnosticados há anos e já enfrentou episódios de surtos psicológicos.
Segundo ela, o filho morava sozinho na capital irlandesa e vinha relatando, há cerca de um ano, dificuldades para se manter no país, mencionando a falta de trabalho e moradia.
"Ele estava passando muita dificuldade. Estava passando frio morando nas ruas. Ele também me dizia por telefone que estava sendo perseguido. Eu ficava preocupada. Estou com o coração destruído", desabafou.
Fátima afirmou ainda que, orientada pelo advogado de defesa, está reunindo os laudos médicos de Valladares no Brasil, para apoiar a estratégia jurídica. Ela afirmou que ainda não falou com o filho.
Leia também!
Polícia investiga denúncia de estupro em carro de aplicativo em Maricá
Mulher é presa por incendiar loja em shopping de Campos
A Embaixada do Brasil em Dublin informou que está em contato permanente com a família de Gabriel Valladares, no Rio de Janeiro, com o advogado dele na capital irlandesa e com a polícia local. A Embaixada afirmou ainda que enviou hoje solicitação formal para visitá-lo na prisão, com o objetivo de assegurar sua integridade física e oferecer assistência consular.