Governo anuncia novas regras de transporte para animais em voos nacionais
Um dos pontos é a rastreabilidade durante o transporte, que permite o acompanhamento em tempo real
O governo federal apresentou um conjunto de diretrizes para tornar mais seguro o transporte de animais em aviões comerciais no Brasil. O programa, chamado Plano Aéreo de Transporte de Animais (PATA), foi lançado após a morte do cachorro Joca, que faleceu durante o transporte aéreo pela empresa Gol em abril.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, cerca de 80 mil animais são transportados anualmente no Brasil, sendo que 8% deles são de médio ou grande porte e viajam no porão de aeronaves. O objetivo do PATA é alinhar as práticas brasileiras com as internacionais, garantindo mais segurança e conforto para os animais durante as viagens aéreas.
segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Brasil transporta, anualmente, cerca de 80 mil animais. Desses, 8% viajam no porão de aeronaves.
"Isso dialoga com monitoramento através da rastreabilidade, cada vez mais ter responsabilização da companhia aérea. As companhias podem capacitar funcionários. Que a gente possa, também, oferecer serviço de apoio veterinário em caso de estresse animal".
principais pontos da medida, estão:
* Rastreabilidade dos animais durante o transporte, com sistema que permite o acompanhamento em tempo real;
* Suporte veterinário em aeroportos, para assistência emergencial aos animais transportados;
* Canal de comunicação direta com tutores, para tratar de regras de transporte e fornecer atualizações sobre a situação do voo;
* Padronização das práticas de transporte, com foco no bem-estar e segurança dos pets em todo o trajeto;
* Implementação de serviços específicos de segurança, visando a prevenção de incidentes e proporcionando mais tranquilidade aos tutores.
Leiam também:
Vinicius Souza, namorado de Anitta, posta foto em momento de chamego com a cantora
Flávia Alessandra anuncia que será musa da Salgueiro no carnaval em 2025