Câmara de Niterói rejeita homenagem a Milton Ribeiro, ministro da educação
Proposta foi do vereador bolsonarista Douglas Gomes
A Câmara Municipal de Niterói votou e rejeitou, durante a sessão de quarta-feira (29), a proposta de conceder uma moção de aplausos ao ministro da educação, Milton Ribeiro. A iniciativa foi do vereador bolsonarista Douglas Gomes (PTC) e recebeu 12 votos contrários.
Na justificativa da proposta, Douglas afirma que a Câmara de Niterói "não poderia deixar de homenagear, aplaudir e reconhecer o excelente serviço prestado ao povo brasileiro pelo Ministro da Educação Milton Ribeiro, que vem exercendo um trabalho inovador frente ao Ministério da Educação".
A proposta de homenagem ainda estava sendo lida quando os primeiros votos contrários foram declarados. A primeira se manifestar contrária foi a vereadora Verônica Lima (PT). Walkiria Nichteroy (PCdoB) também fez críticas ao texto e classificou a iniciativa como "piada".
“Essa homenagem é uma piada no momento em que o Brasil volta a ter índices de analfabetismo absurdos, fazendo o país voltar no a ser um dos primeiros na estatística dessa triste situação. Por isso, também voto contra”, disse.
O vereador Jhonathan Anjos também fez críticas ao trabalho do ministro e disse que a Câmara tinha a "responsabilidade" de rejeitar a proposta.
“É necessário repudiar os atuais retrocessos do governo federal de ataque à educação pública, principalmente o que é feito contra as universidades públicas federais. E só vamos combater às desigualdades através da universalização da educação pública para todos”, disse.