Urna eletrônica tem êxito reconhecido em reunião entre ministério da Defesa e Moraes
TSE reforçou que divulgará boletins da urna para conferência
A reunião entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, terminou com uma reafirmação sobre "o êxito dos testes de verificação das urnas eletrônicas", segundo nota publicada pelo TSE. O encontro, que durou mais de duas horas, aconteceu nesta quarta-feira (31/08).
A nota divulgada após a reunião afirma que, além do reconhecimento do êxito do processo eleitoral eletrônico, também ficou "reafirmado que haverá a divulgação de todos os boletins de urna pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes".
Na conversa, também foi decidido dar início a um projeto piloto que permita o uso da biometria de alguns eleitores em urnas, ideia proposta pelas Forças Armadas. A decisão sobre as urnas acontece alguns meses depois do presidente Jair Bolsonaro ser apontado para investigações em notícia-crime do STF por conta da propagação de informações falsas a respeito das urnas eletrônicas.
O encontro também contou com a presença do coronel Marcelo Nogueira, que participou, em julho, de uma apresentação das Forças Armadas onde foi propagada a teoria de que haveria um malware no código fonte da urna eleitoral. Também estiveram presentes o general Rodrigo Vergara, que cuida das comunicações no Ministério da Defesa, o secretário de T.I. Julio Valente e o secretário-geral José Levi.