Petrobrás prevê possível nova diminuição no preço da gasolina
Fontes ligadas à estatal preveem pelo menos três reduções até a eleição
A Petrobras acredita que o preço do gasolina possa cair mais a curto prazo. A previsão é de que o presidente da estatal, Caio Paes de Andrade, e seus diretores, planejariam diminuir ainda mais os preços da gasolina aos distribuidores. O combustível já cedeu 19,2% no acumulado de quatro quedas desde a metade de julho.
As reduções devem continuar respeitando os critérios técnicos de alinhamento ao preço de paridade de importação (PPI), que acompanharam as cotações internacionais do petróleo e de seus derivados.
O motivo para as reduções seria que a gasolina tem estoques em reconstrução no mundo e cotações mais resilientes mesmo quando pressionadas.
De acordo com a Associação Brasileira de Importadores de Combustível (Abicom), o preço médio da gasolina da Petrobras estava 5%, ou R$ 0,17, acima do PPI. Essa diferença positiva tem se mantido na maior parte dos dias desde a primeira quinzena de julho.
Outro motivo para a constante diminuição no preço dos combustíveis, especialmente da gasolina, seria político, atendendo a pressões do Planalto diante das eleições presidenciais.
Uma fonte com conhecimento da empresa prevê pelo menos mais três reduções no preço da gasolina em refinarias da Petrobras até as eleições presidenciais de outubro.